caminhar ou correr?



Ambos os exercícios exigem cuidados específicos. Durante a atividade é importante manter uma boa postura, ficando com a cabeça e os quadris retos. 
O passo deve ser dado tocando o chão primeiro com o calcanhar e depois com a extensão do pé, até a ponta do dedão. Fique atento também à sua respiração, inspirando sempre pelo nariz e soltando o ar pela boca.
A caminhada
A caminhada é indicada para quem quer sair do sedentarismo e melhorar o seu condicionamento físico, além de perder alguns quilinhos. Para isso você precisa de um bom tênis, específico para este tipo de atividade e uma roupa confortável, em malha. 
O risco de contusões é bem pequeno com a caminhada, mas é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a praticá-la.
A corrida
A corrida já é um exercício de maior impacto, indicado para aqueles que já estão com um bom condicionamento físico. Normalmente o caminho natural é começar caminhando e ir evoluindo até estar pronto para praticar a corrida.
 Quem opta por correr precisa obrigatoriamente fazer uma avaliação médica antes, verificando a inexistência de impedimentos para a realização da atividade.
 É fundamental ter um bom tênis de corrida e roupas confortáveis, além de contar com um local plano para correr sem perder o ritmo.
Mantenha a frequência
Um dos fatores mais importantes para quem deseja começar uma atividade física é manter a regularidade. É muito melhor você fazer atividades moderadas frequentemente do que exagerar em um dia e ficar dias parado recuperando as energias. 
Outro fator importante é o ritmo, seja da caminhada ou da corrida. 
Para conseguir um bom ritmo de atividade, procure um lugar plano e que não tenha movimentação de carros ou muitas pessoas transitando, para que você não precise ficar parando. 
A esteira também vale, variando de acordo com o gosto de cada um. E nunca se esqueça de se hidratar antes, durante e depois da atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar