saúde


Tudo sobre HPV







A sigla HPV é usada para indicar o papiloma vírus humano, uma doença transmitida pelo contato sexual sem proteção que infecta homens e mulheres em idade sexualmente ativa. Não é preciso haver penetração, basta um contato mais íntimo para que o vírus passe de uma pessoa para a outra. O contágio também pode ocorrer da mãe para filho durante o parto.
HPV se instala no organismo quando o sistema imunológico está enfraquecido e o maior perigo da doença é ela pode agir de maneira silenciosa no organismo. O vírus pode ficar por muito tempo no organismo sem se manifestar, apesar de poder ser transmitido, e entrar em em ação em situações de estresse, quando a defesa do organismo está abalada ou na gravidez.

Sintomas do HPV

Na maior parte dos casos de infecção pelo vírus HPV não há sintomas, porém quando eles ocorrem, são caracterizados por coceira, corrimento ou dor durante a relação sexual.
Outros sinais característicos para identificar a presença do HPV são verrugas ou manchas brancas na área genital. Quando essas lesões se tornam visíveis, indicam que a doença se encontra em um estágio avançado.

Tratamento do HPV

O principal exame para detectar o HPV nas mulheres é o Papanicolau, um exame preventivo que não detecta o vírus, mas consegue identificar as alterações que ele pode causar nas células.
Se a doença for diagnosticada, é muito importante seguir o tratamento corretamente. O tratamento do HPV pode ser feito com medicamentos tópicos e orais. Em alguns casos, costuma-se indicar ácidos ou aplicações de laser para acabar com as verrugas.
Ainda não há cura para a infecção pelo HPV, mas é possível controlar a ação do vírus no organismo. Um dos principais motivos é que a doença pode evoluir para câncer de colo de útero se não receber os cuidados adequados.

Como prevenir o HPV

As melhores armas contra o HPV são fazer o diagnóstico o quanto antes, através de exames de rotina, e adotar medidas para evitar a infecção. Entre as principais formas de prevenção do HPV, estão:
  • Manter a higiene da região íntima;
  • Não dispensar a camisinha nas relações sexuais;
  • Ter um parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros;
  • Visitar regularmente o ginecologista.


fonte:
http://www.dicasdemulher.com.br/tudo-sobre-hpv/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas