especialidades racnídeos

Quando fiz esta especialidade fiquei maravilhada com a criação de Deus, na época meu clube o Guia de Israel nos levou ao Instituto Butantã, todos amaram o passeio e a aprendizagem...


Aranhas
As aranhas ou araneídeos são a ordem mais numerosa da classe Arachnida, distantemente relacionadas com outros grupos de artrópodes, como os insetos, com os quais não deve ser confundidas. 
Características gerais:

Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, As aranhas são animais invertebrados, que fazem parte do filo Artrophoda, por isso possuem um exoesqueleto coberto de quitina, todo articulado. A classe Arachnida, ordem Aranane.  

Estas constituem a maior ordem de aracnídeos, que formam populações muito grandes. Das milhares de espécies existentes no Brasil, poucas oferecem perigo ao homem.

Habitat:
As aranhas são cosmopolitas, habitam os mais diversificados lugares, são em menor número  nos árticos. Preferem se refugiar em locais úmidos e de pouca iluminação, como em gramados, jardins, porões de residências, contornos e junções superiores externas.

Morfologia externa:
- As aranhas possuem quatro pares de apêndices (patas);
- Não possuem antenas ou asas;
- As aranhas possuem seu corpo dividido em duas partes;

Cefalotórax (cabeça e tórax fundidos):
 Neste, o 1º par de apêndices são modificados, chamadas de quelíceras que servem para inocular o veneno. O 2º par de apêndices são os pedipalpos. Os outros 2 pares de apêndices são comuns, para o deslocamento destas.
Possuem na parte anterior deste, geralmente de 6 a 8 olhos.

Abdômen
 Neste, encontram-se as glândulas fiandeiras produtoras de uma substância cerosa chamada popularmente de seda que forma a teia das aranhas. É no abdômen que fica também a fenda genital.

Hábitos alimentares:
Em geral, as aranhas são predadoras e alimentam-se predominantemente de insetos. Algumas espécies podem se alimentar de pequenos vertebrados e outras ainda, são canibais (alimentam-se de aranhas da mesma espécie).

Longevidade:
As aranhas podem viver de alguns poucos meses até 25 anos no máximo.

Hábitos reprodutivos:
As aranhas são animais dióicos, que trocam gametas reprodutivos (óvulos e espermatozoides , após as fêmeas ovopositam seus ovos que podem chegar a 3.000 a cada postura. As aranhas acasalam várias vezes durante a sua vida, e algumas somente uma vez.

Espécies mais comuns

Pholcus phalangioides (Aranha doméstica comum)
Esta espécie é muito comum em residências, facilmente reconhecido por apresentarem patas muito longas, corpo pequeno e circular. Produzem grandes teias irregulares nos cantos de paredes, teto ou atrás de móveis. Sua capacidade predatória está relacionada com um hábito araneofágico, no qual pode predar, pelo menos, outras 24 espécies de aranhas coexistentes ao invadirem suas teias. 

Também possuem um comportamento que consiste em movimentos circulares do seu corpo confundindo o predador quando este entra em sua teia. Não possuem glândulas de veneno, sendo inofensivas para o ser humano.

Selenops spixi (Aranha de parede)
É uma espécie de aranha doméstica, facilmente encontrada nas residências, vivem atrás de armários, quadros de parede, bibliotecas. Alimentam-se de outros insetos domésticos como aranhas menores, traças, mocas, etc. 

Uma característica importante deste aracnídeo, é a rapidez de fugir para se esconder atrás dos móveis, ao sentir a menor vibração de algo. Seu corpo é dorsoventralmente achatado. Não possuem glândulas de veneno, sendo inofensivas ao ser humano.
Phoneutria sp. (Aranha armadeira)
Esta espécie é dada como a mais agressiva do mundo, ergue-se apoiada sobre as patas traseiras e salta sobre o agressor, que muitas vezes é atacado sem saber. Costuma viver em locais onde existem bananeiras, lenhas, telhas e tijolos empilhados e terrenos baldios. Tem hábitos noturnos e não tem moradia fixa podendo entrar em residências e, ao amanhecer, abrigar-se em sapatos, botas e roupas. 

Seu veneno tem ação neurotóxica (que vai direto ao sistema nervoso central), é extremamente dolorido e pode levar a vítima ao “estado de choque”, ou até a morte quando se trata de crianças pequenas e pessoas de idade. Os adultos que suportam a dor recebem tratamento local com anestésicos e anti-histamínicos. Casos mais graves necessitam soroterapia e acompanhamento médico.

Lycosa sp. (Aranha de jardim)
As aranhas de jardim são pouco agressivas e têm hábitos diurnos. São facilmente encontradas em gramados de jardins, no campo, próximo aos riachos e rios e até mesmo em jardins de residências. Apresentam cor marrom acinzentado, com um desenho em forma de seta no abdome. 

O animal adulto mede entre 2 a 3 cm de corpo e 5 a 6 cm de envergadura de pernas.  Esta espécie não faz teia. Facilmente encontradas  perto do peitoril das janelas pelo lado externo, tentando entrar na residência para se proteger do frio. Janelas são ótimas para aranhas, pois lhe dão a chance de capturar insetos atraídos pela luz.
A picada é dolorida, mas, normalmente, não evolui para casos mais graves. Em algumas pessoas pode ocorrer necrose (morte do tecido epitelial), porém não há necessidade de aplicação de soro antiaracnídeo.

Loxosceles sp. (Aranha marrom)
É a aranha brasileira que possui veneno mais ativo. Tem uma coloração marrom esverdeada, seu corpo total raramente ultrapassa os 3 centímetros. É uma espécie de aranha doméstica, encontrada em locais escuros, quentes e úmidos como quina de pias, rachaduras de parede, livros, telhas e tijolos empilhados. Tem como característica a teia similar a um chumaço de algodão. Alimentam-se de pequenos animais (formigas, tatuzinhos, pulgas, traças, cupins, etc.). 

Devido à sua fragilidade, seus acidentes ocorrem quando ela penetra dentro da roupa e, ao vestir, são pressionadas e picam. Como sua picada não é muito dolorida muitas vezes a pessoa pensam tratar-se de alguma "farpa" presa à roupa e não dão muita importância. Produzem dor pouco intensa no momento da picada, mas entre 12 a 24 horas após, ocorrem no local da picada, bolhas, escurecimento e necrose na pele. Também pode ocorrer escurecimento da urina, febre, vermelhidão e coceira na pele. É necessário soroterapia específica e acompanhamento médico.






fonte:

http://www.imunizadorahoffmann.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema