saúde


Os erros mais comuns de quem quer emagrecer e como evitá-los



Emagrecer requer muito mais que boa vontade. Confira nossas dicas e fuja das armadilhas


Para evitar frustrações e até para proteger a saúde é bom conhecer os erros típicos de quem quer emagrecer a todo custo. Para que você não cometa nenhum descuido e garanta o sucesso da sua dieta, separamos uma lista com os erros mais cometidos por quem quer emagrecer. Confira:

Pular refeições

Alimentar-se corretamente e respeitando os horários de cada refeição é fundamental para otimizar as funções metabólicas. Quando você deixa de fazer uma refeição, acaba ficando um grande período sem se alimentar (6 horas ou mais, por exemplo), o que faz com que o organismo poupe calorias, já que ele não sabe o quanto vai demorar para receber mais. Quando isso ocorre com frequência, você acaba habituando o seu metabolismo a trabalhar de forma lenta, o famoso metabolismo preguiçoso. Além disso, na hora que for se alimentar, a fome será maior que o normal, o que pode fazer com que coma além do necessário.
A velha teoria que diz que se alimentar de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer é verdade justamente por isso. O metabolismo se acostuma a receber pequenas doses de alimentos e não deixa de trabalhar por muito tempo, aumentando a sua queima calórica.

Acreditar em dietas milagrosas

Todos os meses surgem novas dietas que prometem resultados milagrosos em um curto espaço de tempo. E por mais que já tenha testado algumas delas sem sucesso, a tendência é que a nova dieta seja testada por mais. Afinal, vai que dessa vez dá certo?
A realidade é que dietas como a da proteína, dietas líquidas, dietas da lua, dietas da sopa e todas as outras que possam surgir, podem até surtir efeito, mas ele é apenas temporário, justamente porque são feitas apenas durante um período, nunca o suficiente para habituar o seu metabolismo.
Depois de atingir a sua meta, o natural é que você volte a se alimentar normalmente, daí os quilinhos perdidos voltam a aparecer. E nem adianta radicalizar e pensar em mudar a rotina alimentar drasticamente, pois o corpo precisa de diferentes tipos de nutrientes para funcionar bem. Deixar de ingerir alguns deles, como ocorre na maioria das dietas restritivas, como a que elimina o carboidrato ou a proteína, por exemplo, pode ser prejudicial à saúde.

Praticar exercícios de barriga vazia

Para perder peso de forma saudável, a prática de exercícios físicos é fundamental, mas até para praticar atividades moderadas é necessário se alimentar. Se você acordar e for direto para a academia em jejum, pode passar mal, pois o corpo passará a retirar energia queimando proteínas do seu corpo, por isso, antes e depois de malhar, fique de olho na alimentação.

Consumir alimentos light e industrializados em excesso

Quem pensa que os alimentos light podem ser consumidos livremente está enganado. Isso ocorre porque esses alimentos mesmo sendo light e com baixas calorias, possuem gorduras, açúcares e outros nutrientes. Sendo assim, comer 10 fatias de pão, só porque é light, além de não fazer sentido ainda coloca a dieta a perder. O mesmo vale para os sucos de caixinha que contém conservantes.

Errar na medida de proteína

Fazer um prato cheio de salada e de carnes é super saudável, mas a quantidade de carnes também interfere no emagrecimento. A carne vermelha é rica em gorduras saturadas, trans e colesterol, o que, em excesso, pode engordar.
Em contrapartida, a proteína é necessária para emagrecer, já que ela suprime os efeitos da grelina, conhecido como o hormônio da fome que atua no cérebro informando quando o estômago está vazio. Ao consumir proteína, a mensagem transmitida é de saciedade, eliminando a sensação de fome. O ideal é não abusar das carnes e alternar o seu consumo com outras fontes de proteína como ovos, leites e seus derivados e peixes.
E para fechar, uma dica que vale para qualquer pessoa que queira ou precise emagrecer: procure um nutricionista, faça exercícios regularmente, e cuide muito bem da sua alimentação, pois o principal objetivo do emagrecimento deve ser sempre a preservação da sua saúde. Cuide-se!


fonte:
www.dicasdemulher.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema