pets exóticos


Amigo da noite




De hábitos noturnos, chinchilas exigem gaiolas grandes e com andares; animais não gostam de ficar muito tempo no colo dos donos.
Embora se pareçam com coelhos, as chinchilas, que são originárias de clima montanhoso e frio, sofrem com o calor e não gostam de água em seus pelos..

De longe, parece, Porém a chinchila é muito diferente do coelho. E, mais do que isso: exige cuidados capazes de alterar a vida de quem adquire como bichinho de estimação.
O dono precisa entender que a chinchila tem hábitos noturnos, não a toa se pode afirmar que é um animal de estimação ideal para quem vai dormir tarde. Ao longo do dia, o bicho precisa estar em ambiente sem barulho e de preferência escurinho.

As casinhas deste animais requer também alguns detalhes especiais. Assim , como qualquer outro roedor, as chinchilas defecam em bastante quantidade.  Por essa razão os veterinários orientam que a higiene da gaiola deve ser feita de acordo com a opção escolhida como forração. Serragem, por exemplo, deve ser trocada todos os dias.

As gaiolas grandes e com andares, auxiliam as chinchilas a se movimentarem, pois estes bichinhos adoram pular. Outro acessório importante é uma casa de ferro para esses animais de protegerem do calor. Pois as altas temperaturas prejudicam o bem estar dos animais. Se estiver muito calor, o uso de gelo reciclável na gaiola, ar condicionador ou ventilador.

As chinchilas não tomam banho, e ficam extremamente estressadas ao terem seu pelo molhado. O banho deve ser feito com pó especial para este fim.
Diferente dos gatos, cães e coelhos, as chinchilas não gostam de colo, por isso não é aconselhável as  crianças, que adoram brincar e fazer carinho em seu animalzinho.

Apesar de não serem muito sociáveis com os humanos, com os bichos da mesma espécie costumam ser amorosos. A chinchila pode ficar estressada e triste, com isso, o pelo dela cai, e ela passa a roer a patinha.
Aliás, roer é uma característica que a chinchila, em seus 20 anos de vida, em média, sempre vai ter.
Os preços variam de R$ 170 a R$ 1.000 dependendo da coloração.
Sua alimentação: devem comer ração peletizada, ou, verdura, legumes e frutas secas.


fonte:
PetWordt



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas