saúde bucal

O que são próteses dentárias ?



Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser lixas ou retiradas e recolocas na boca.  Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas  a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do  número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva.
A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de "U", a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

Dicas para cuidar de sua prótese:
  • Quando manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada.
  • As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.
  • Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não estiver usando.
  • Água quente pode deformá-la.
  • Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. 
  • Um limpador ultra sônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa.
  • escove sua gengivas, língua e o palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto  estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa,
  • Visite seu dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar, ou ficar solta, não fique tentando ajustá-la  sozinho, isto poderá danificá-la ainda mais..
fonte:
Panfleto Colgate Odonto 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema