inspiração

"Pense, observe, ouça e fale"
Robert Wong




Vivemos falando: ao aconselhar, ensinar, pregar ou nos relacionarmos com as pessoas. Escolhas e decisões de muitas pessoas e familias são influencidas para o bem ou mal, como resultado de tudo o que expressamos.
Temos mente para pensar, olhos para observar o ambiente, ouvidos para ouvir e as necessidades das pessoas, seus desafios, inquietações e problemas, e boca para falar. Então, somente depois de pensar, observar e ouvir, estamos em condições de transmitir algo transcedente.
Vejamos:

Pensar:
meditar, que é resultado de contemplar, orar e comunicar com Deus. "O Senhor tem um grande trabalho para ser feito em nosso mundo. Ele deu a cada homem a sua tarefa. Mas não deve o homem fazer do homem seu guia, se não quizer extravia-se, isto é sempre inseguro. Ao passo que a religião da Bibliaa incorpora os principios da atividade em serviço, há so mesmo tempo de toda sabedoria. Qual foi a vitória de Josué? Ele meditava na Palavra de Deus de dia e de noite... Este foi o segredo da vitória de Josué. Ele fez de Deus o seu guia" (Ellen G. White, O Cuidado de Deus [ MM,1995] ,p. 181 ).

Observar:
Isso significa estra atento aos acontecimentos do mundo, país, ou da região em que vive, e a relação deles com as profecias bíblicas. Um programa de visitação sistemática a todos os membros da igreja permite visualizar, como nenhuma outra coisa, as necessidades e desafios enfrentados por ele.

Ouvir:
Deus falando através de Sua Palavra,à esposa, aos filhos, colegas, lideres, e aos irmãos em Cristo. O ato auvir nos permite entender pontos de vista, para que nos enriqueçamos, cresçamos, compreendemos e nos habilitemos a falar com sentido e significado.

Falar:
Então, estaremos em condições de falar apresentado conteúdo nutritivo, dotados de conhecimento, com a mente e o coração. Lembro-me de um professor de oratória que costumava dizer que, se preparasse bem o sermão, poderia pregar durante meia hora. Se o preparo fosse mediano, poderia pregar durante uma hora.
mas não se preparasse, poderia falar tudo tudo o que quisesse.

Prepara bom um sermãoinclui pensar, observar e ouvir.Em nome de Cristo, fale, diga algo que valha a pena. Alimente, instrua, capacite, mobilize, console, inspire, porque " naão só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4).


fonte:
Bruno Raso
Revista Ministério nov/dez 2010
pág. 35.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

beleza dos cabelos