autoestima

Nossos padrões mentais podem ser mudados por uma força maior do que a nossa



A autoestima é o valor que você dá si mesma. Significa sentir-se competente e merecedor de coisas boas.
As pessoas com boa autoestima alcançam melhor desempenho na escola, no trabalho e têm mais facilidade para fazer amigos e desenvolver relacionamentos saudáveis.
Sentimentos de inadequação, duvidas a respeito de si mesmo e pouca confiança diminuem suas habilidades para viver bem. Isso leva a fracassos que fazem sua autoestima diminuir. Sentir-se bem sobre si mesmo ajuda a pessoa a ser mais positiva, menos tensa, mais criativa e, assim, mais capaz de dar conta de todos os aspectos de sua vida.

Hábitos para uma autoestima saudável:

Autoconhecimento - quando sabemos quem somos, por dentro e por fora, podemos valorizar nossas forças e reconhecer nossas fraquezas, e assim saber ao certo o que queremos da vida.

Autocaeitação - é a habilidade de afirmar nossas qualidades, assim como nossas fraquezas. Ao fazermos isso, fica fácil deixar que outros saibam o que realmente pensamos e sentimos.

Critico interno - todos temos uma voz lá dentro que nos fala o tempo todo, essa voz reflete o que realmente sentimos a nosso respeito. quando a autoestima está baixa, a voz nos lembra de nossos fracassos e ignora as nossas vitórias.

Responsabilidade - assumir a responsabilidade por escolhas, atos direções que tomamos é poderosamente importante porque nos coloca no controle de nós mesmos, em vez de nos sentirmos controlados pelas emoções e circunstâncias da vida.

Assertividade - todos temos o direito de decidir como levar a vida. Isso inclui objetivos almejados, os valores pelos quais viver e o direito de dizer aos outros como queremos ser tratados.

Valores - os valores são os ideais e principios que dirigem a vida cotidiana. Eles estão presentes nas crenças pessoais, nos relacionamentos, comportamentos, escolhas, no sentido de quem se é, e também na autoestima.

As pessoas com baixa autoestima cometem o erro de se preocupar muito com o seu próprio valor,  em provar a si mesmas e aos outros que são aceitáveis e dignas. Sem perceber, caem na armadilha da autoexaltação, que acaba levando a mais humilhação e desapontamentos.

Ao olhar para Deus devemos sentir quão preciosos somos aos seus olhos, EL pode acalmar nosso espirito conturbado e cheio de desesperança. Só o Senhor pode mostrar  sua amizade verdadeira e nos abençoar com sua misericórdia, pois nos deu uma condição especial: somos reconhecidos como seus filhos, herdeiros com Cristo de sua vittória sobre o pecado.
Nossa autoestima foi preservada na cruz...
Crê você nisso?
Bom sábado a todos amigos leitores...


fonte:
Claudia Bruscagin
Revista Adventista / maio 2012
pág. 21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema