saúde

Alimentação Saudável


­­­
Nada mais comum nos dias de hoje que ouvir falar em alimentação saudável e no quanto ela pode influenciar na qualidade de vida. Mas o que vem a ser uma boa alimentação e como adotá-la no dia a dia?
Para entender bem o que é uma dieta saudável, é preciso entender as proporções básicas: 1g de carboidrato contém 4 calorias, e 1g de gordura contém 9. Isso mostra que toda atenção precisa ser dada à ingestão de açúcares e gorduras em cada refeição.

Querem exemplos? Vejam só:

- Um chá teria zero caloria sem adoçar. Ao acrescentar uma colher de sopa de açúcar, ele passa a ter 100 calorias.


- Um ovo, que poderia ter apenas 95 calorias, passa a ter 165 se frito com uma colher de sopa de óleo.




Assim ficou mais fácil perceber a importância de se reduzir o consumo de açúcar e de óleo. Pode ter açúcar e óleo mais ou menos saudável, mas aqui comparamos somente calorias.
Claro que contar calorias não é a base de uma alimentação saudável, além da quantidade, a qualidade também é muito importante, por isso não adianta eliminar os alimentos calóricos, precisamos ainda incrementar o consumo de alimentos saudáveis e protetores, e entre esses alimentos “do bem” estão os legumes, verduras e cereais integrais fontes de fibras, frutas e as sementes.

Incrementem os pratos

E nem é preciso complicar demais na hora de preparar a sua refeição, sabiam? Uma dica legal para o almoço ou jantar é nunca preparar o arroz branco “puro”, e sim incrementá-lo com legumes e outros vegetais, como brócolis, cenoura e ervilhas. O mesmo vale para as saladas, que vão ganhar muito em sabor se acrescidas de frutas como uva passa, damasco, manga e pera, entre outras.




Depois de se alimentarem bem ainda sobrou espaço para uma sobremesa? Aproveitem para acrescentar frutas também: sorvete com banana, creme de papaia, bolo de maçã, sorbet de limão. Essas são algumas das muitas opções para um docinho delicioso e sem culpa.

Querem mais dicas? Deem uma olhada no quadro abaixo:



E se quiserem variar o jantar e trocar por um sanduíche, uma sopa ou uma omelete, lembrem-se sempre: completem cerca de 50% do prato com salada e a outra metade divida entre alimentos fonte de carboidratos e proteínas, sem frituras!



Combine entre cada grupo os seus alimentos preferidos, por exemplo:


 

Imagens: http://www.corbis.com/
fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema