Jardinagem



Alimente bem suas plantas



Saiba o essencial sobre adubação, um dos pontos mais importantes para ter em casa plantas bonitas e saudáveis
Como o homem, as plantas precisam se alimentar bem para se desenvolver e ter saúde.Em seu "menu",
elas contam com aproximadamente 16 elementos quimicos encontrados na natureza. Uma "refeição" rica nesses nutrientes dará mais vida à planta.
Entre todos, os lementos mais exigidos pelas plantas são o nitrogênio, o fósforo e o potássio - considerados
macronutrientes, por serem necessários em grandes quantidades. Como eles, o cálcio, o magnésio e o enxofre também são macronutrientes.
Necessários em menor quantidade, elementos como zinco, ferro, boro, cobre e manganês, por exemplo, são chamados micronutrientes.
Como são os mais importantes, vale explicar que o nitrogênio é responsável pela clorofila, a parte verde das
plantas. O fósforo auxilia a floração, Já o potássio ajuda a frutificação.
Todos os ingredientes preferidos das plantas são encontrados na natureza. Mas muitas vezes, uma área restrita de terra é carente em algum deles. Daí, a importância da adubação. Para entender melhor como
ela pode ser feita, em primeiro lugar, é preciso saber que os adubos podem ser divididos em orgânico e
inorgânicos.

Adubos Orgânicos
São naturais e têm vegetal ou animal, normalmente em estado de decomposição. Os mais conhecidos são os estercos, compostos biológicos, farinhas, tortas de bagaços húmus de minhoca e cinzas. A vantagem da adubação orgânica é que em excesso não faz mal à planta e ainda trata o solo.
Entre os adubos naturais, valem as dicas: o húmus pode servir de alimento constante para as plantas, e os estercos, que ajudam muito na aeração do solo, precisam ser bem curtidos.
Lembrando que a matéria orgânica aumenta a capacidade de retenção de água. melhora a condição de
penetração das raizes, dá condições para os organismos microscópicos se desenvolverem, além de ser politicamente correto, no ponto de vista ambiental.

Adubação Verde: ela reúme leguminosas e gramineas picadas e é muito eficiente. Recomenda-se entre as gramíneas;  o capim-guatemala, e o gordura, a braquiária e o guiné. Já entre as leguminosas; a alfafa, a mamoneira, a soja, o amendoim-bravo, o confrei, o feijão- gandu e o de porco.

Adubos Inorgânicos
Estes agem mais rapidamente que os naturais. Isso porque os nutrientes vêm mais concentrados. A planta absorve logo o produto. Os mais comuns são o salitre- do- chile, o sulfato de amônia, o nitro-cálcio, a eréia, o superfosfato, o cloreto de potássio e todas as fórmulas feitas a base de NPK ( nitrogênio, fósforo, e potássio ).Também podem ser aplicados diretamente nas plantas.
Amo a natureza, limpar, adubar, plantar, principalmente temperos, tenho vasinhos e jardineiras em minha varanda, etc..
E você ?

Fonte: Revista Natureza nº 138
e Floraliz paisagismo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas