tomate cereja

BONITO E SAUDÁVEL



De origem selvagem, o tomatinho foi sendo modificado e dando origem a variedades que dão graça
(e gosto) aos pratos

Da familia das solanáceas, a mesma do tomate comum, o tomate-cereja, apesar de apresentar características muito semelhantes ás dos seus "parentes", destaca-se pela graça do seu tamanho miniatura. Com  cerca de 2 centimentros de diâmetro e aproximadamente 25 gramas, chega a ser 4 vezes menor que tomates comuns.
Uma curiosidade em relação à planta é o número de variedades que originou.
A partir do tomatinho, que cresce espontaneamente na natureza e apresenta um gosto azedo, foram sendo desenvolvidos outros.
Eles destacam-se pelo sabor adocicado, incentivando sua utilização em saladas e pratos quentes.
Lita Pimentel, produtora de tomate-cereja em horta orgânica, conta que é facíl cultivar em casa, no jardim ou em vaso, por exemplo.
Só aconselha não colocá-la em ambientes internos. "O tomatinho gosta de calor, precisa estar exposto ao tempo, mas não sob sol direto sempre", explica.
O tomate cereja, assim como o tomate comum, é fonte de vitamina C e potássio. De acordo com a engenheira agrônoma Elizabeth Torres, é preferível consumi-lo cru, para aproveitar ainda mais seus benefícios.
Além disso, Elizabeth afirma que estudos recentes mostram que o consumo deste fruto pode reduzir o risco de câncer na próstata. " o licopeno, dá a cor vermelha ao tomate, é o reponsável pela prevenção da doença
neste caso, é melhor consumi-lo cozido.

Fonte: Revista Natureza nº 138
texto: Luciane Cippra


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar