Psicomotricidade: a ciência do desenvolvimento humano



A prática da psicomotricidade auxilia a criança a lidar melhor com os desafios e a interessar-se pelo novo.
Quando você escuta a palavra psicomotricidade, o que vem a sua mente? Tendo a França como berço, essa ciência existe desde o século XIX, quando neurologistas e psiquiatras buscavam no estudo do corpo humano a compreensão do funcionamento cerebral. 

Segundo a professora de Educação Física Teresa Cristina Serra Damiano Borghi*, em psicomotricidade, o homem é estudado por meio do seu corpo em movimento, onde o corpo é considerado influenciador do desenvolvimento afetivo e da capacidade cognitiva. Para ela, “a psicomotricidade possui atuação direta na educação, por se tratar de um conhecimento básico acerca do desenvolvimento infantil, período crucial para o relacionamento futuro da criança no mundo”. 

Teresa conta que a especialidade pode auxiliar crianças com dificuldades escolares características de imaturidade psicomotora como a disgrafia, as distorções de visão espacial e as dificuldades do controle postural, causadas, por exemplo, pelo avanço tecnológico e a antecipação da idade para a criança fazer uso da escrita como meio de comunicação. “Com o aumento de berçários e o ingresso das crianças cada vez mais cedo no Ensino Infantil em nosso país, houve também a necessidade de melhorar o nível de conhecimento do professor, que tem atuação direta no desenvolvimento dessas crianças”, explica. 

A psicomotricidade pode ser aplicada em qualquer fase da vida, incluindo bebês e idosos. Dependendo do caso, a atuação pode ser formativa, preventiva ou terapêutica. 

No Brasil, a formação de profissionais psicomotricistas existe há aproximadamente 30 anos, sendo que, atualmente, ocorre em nível de pós-graduação. Na opinião de Teresa, o tema é um conhecimento a mais na formação dos profissionais da Educação e da Saúde, e acrescenta: “A disciplina deveria ser obrigatória nos cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Medicina”. 

Agora que você já conhece a psicomotricidade, sabe que pode contar com mais um profissional para auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem do seu filho. Em caso de dúvida, converse sempre com o pediatra, profissional qualificado para orientar sobre a saúde da criança. 

Teresa Cristina Serra Damiano Borghi é educadora física especialista em psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação – Grupo de Atividades Especializadas – Organisation Internacionale de Psychomotricité et Relaxation (ISPE/GAE – OIPR). É sócia-titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade e membro da equipe multidisciplinar da Psicoalpha (www.psicoalpha.com.br).


/www.nestle.com.br/site/fazbem/saude-e-esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema