Cevada no café



O café de cevada é considerado mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém. Você encontra o pó de café de cevada em lojas de produtos naturais
.
Propriedades nutricionais da cevada
A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais selênio e magnésio. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.

Em 100 gramas de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73 gramas de carboidratos, 12 gramas de proteínas, 37,7 miligramas de selênio e 1,94 miligramas de magnésio. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional.

Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias. A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome.

A melhor maneira de consumir cevada
Coloque meio litro de água para ferver. Quando começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de cevada torrada e moída. Adoce a gosto com açúcar demerara ou mascavo.

Virtudes

Hipócrates, o pai da medicina, exaltou as virtudes curativas de suas sementes. Além de fonte alimentícia muito rica em proteínas, manganês, celulose, potássio, cal, amido e dextrina, a cevada é muito recomendada para tratamentos caseiros por ser refrescante, digestiva, diurética, depurativa e reconstituinte.

Cevada torrada e moída

Os grãos de cevada selecionados são torrados e moídos, dando origem ao café de cevada, considerado o melhor substituto do café com o benefício de não conter cafeína, podendo ser consumido por crianças, idosos, gestantes e adultos sem fazer qualquer malefício à saúde. Para cada meio litro de água, adicione duas colheres (sopa) do pó da cevada torrada e moída. Assim que levantar fervura, misture bem e coe. Pode ser servida pura ou acrescida de leite. Adoçar a gosto com açúcar demerara ou mascavo.

Saiba mais

Rica em carboidratos, proteínas e ácido silícico, importante na estruturação dos órgãos dos sentidos e sistema nervoso. Muito recomendada como alimento para atletas, pessoas em fase de crescimento, como restaurador do equilíbrio nervoso e estados de fraqueza intelectual.

Sais minerais, selênio e magnésio
Os sais minerais selênio e magnésio encontrados na cevada em pó exercem uma função eminentemente plástica no organismo, tomando parte na formação dos tecidos que sustentam o organismo, do tecido ósseo e cartilaginoso, e participam da composição dos órgãos internos, glóbulos vermelhos, medula óssea, etc. A deficiência desses minerais pode causar doenças como raquitismo (cálcio) e anemia (ferro).

Cevada x Café
Quem usa a cevada ao invés do café tem muitas vantagens. Uma delas é sua ação antioxidante, que inibe o aparecimento de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Outra grande vantagem é que a cevada não possui cafeína, um ingrediente ativo do café. Não podemos ignorar que a cafeína também possui propriedades benéficas para o organismo. Mas o grande problema é que a cafeína vicia, sendo que o seu consumo em doses elevadas poderá provocar tremores involuntários, bem como aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.


Fonte: JORNAL DO POVO – RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas