chás e o inverno

Conhecendo para aproveitar melhor


Os chás podem ser branco, preto, olong e verde. O que os diferencia é o modo como foram secas as folhas para após serem consumidas.
Chá Branco: são originários da China, se distinguem dos outros por serem preparados com apenas duas ações: primeiramente murchar e após secar as folhas, ambas feitas de forma natural.
Chá Verde: neste tipo de chá as folhas são secas de modo a impedirem a fermentação natural. Este processo pode ocorre de duas formas: uma é a secagem das folhas em bacia de cobre e a outra pode ser feita a secagem através do vapor. 
Estes processos impedem a retenção de teína nas folhas diminuindo a quantidade de taninos e preservarem os flavonoides.
Chá Olong: este chá é semi-fermentado. O seu processo é semelhante ao do chá verde e o mesmo possui propriedades reduzidas, mas semelhantes ao do verde.
Chá Preto: este tipo de chá é muito fermentado e passa por vários processos antes de ser consumido. Primeiramente as suas folhas são selecionadas e colocadas em uma caixa até murcharem. 
Depois vão para uma máquina de rolar, antes de irem para a fermentação. São dessecadas para estarem prontas para o consumo. Cada 5 quilos de folhas frescas rendem 1 quilo de chá preto. Este tipo de processo faz reter muita teína, o que os torna com os mesmos benefícios que o café.

fonte: 
Mais Equilíbrio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema