Jeans

Aprenda a lavar 


Antigamente, calças jeans eram as mais usadas por trabalhadores braçais já que o material era capaz de aguentar a intensidade da rotina de atividades. Inventado na França, esse tecido foi originalmente usado por marinheiros de Gênova e depois por mineradores da Califórnia. Por muito tempo o jeans foi somente usado pelas classes operárias, mas os roqueiros e a contra cultura dos anos 1970 mudaram essa imagem e popularizaram o tecido.
Hoje, o jeans é artigo essencial em qualquer guarda-roupa,  podendo ser usado em de forma eclética e cabendo para os mais variados estilos, do despojado ao elegante. Esse material é usado não somente para calças, mas também jaquetas, vestidos, camisas e diversas outras peças.
Mas, por incrível que pareça, o maior inimigo da durabilidade e do desbotamento do jeans é a lavagem. Esse tecido tem particularidades que devem ser levadas em conta na hora da limpeza. Por isso, veja abaixo dicas para conservar e manter o seu jeans como novo.
1 – Use bastante
Normalmente, a regra é usar a peça de roupa uma vez e depois lavar. Mas o jeans é diferente. Esse material foi criado para aguentar a rotina de trabalhadores de minas e construções, e vem com uma camada de cera que protege o tecido contra sujeiras e aumenta a sua resistência. Por isso, dependendo do uso, não precisa lavar como uma peça comum, conservando assim a cor e a robustez do tecido por mais tempo.
2 – Cheque a etiqueta
Alguns jeans demandam cuidados mais especiais que os outros, por isso é prudente checar a etiqueta antes de colocar a mão na massa (ou na máquina).
3 – Vire do avesso antes da lavagem
Toda vez que for colocar na máquina, deixar de molho, ou lavar a mão, vire a sua peça de roupa do avesso.
4 – Cuidado com produtos a base de cloro
Alvejantes com cloro podem danificar o tecido. O jeans solta mais cor, e desbota mais facilmente, em comparação a outros materiais. Por isso, produtos com cloro na composição devem ser evitados. Se o jeans estiver muito sujo e manchado, o ideal é aplicar um tira manchas.
5 – Lave com temperatura baixa e por pouco tempo
Para evitar o desbotamento e perda da estrutura, o ideal é deixar a temperatura e o tempo de lavagem da máquina o mais baixos possível. Dica: o jeans solta muita cor na primeira lavagem, podendo danificar outras roupas que estiveram na máquina. Por isso, na primeira lavagem, não misture o jeans com outras cores ou tipos de tecido.
6 – Evite deixar a peça secando diretamente sob o sol
A melhor maneira de secar o jeans é na sombra, evitando a exposição direta ao sol. Antes disso, lembre-se de colocar o jeans no lado original para secar - evitando que ele permaneça do avesso passada a lavagem.

Rodrigo Boro, em reportagem especial para o iG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema