Sídrome de Down



A síndrome de down é uma anomalia genética causada pela presença de um cromossomo a mais no par 21, que ocorre durante a divisão celular do feto. Ela também pode ser chamada de trissomia 21. Essa alteração genética  afeta o desenvolvimento da criança e altera algumas características físicas e cognitivas.

Teste pré natal
Já é possível detectar a anomalia durante a gestação, assim, os pais conseguem se preparar melhor para a chegada do bebê. O teste de trissomia fetal pode ser realizado a partir da 9ª semana de gestação e não causa danos ao feto e nem a mamãe.

Para realizar o exame, é preciso coletar uma pequena quantidade de sangue da gestante. O teste é indicado em gestações em que há suspeitas de problemas com o feto.

Primeiros cuidados
Um bebê com a síndrome de down, deve realizar todos os exames logo após o nascimento, como o teste do pezinho e orelhinha, e tomar vacinas normalmente. Para os fonoaudiológicos o principal é reforçar o elo entre o bebê e os familiares. 

É muito importante este contato de afeto, este apoio entre todos. A criança precisará de cuidados que toda a família poderá cooperar, mas é preciso pensar em uma fase de adaptação.

Onde encaminhar?
A preocupação de muitos pais é como manter a criança saudável e qual o melhor acompanhamento para elas, pois problemas cardíacos são comuns, pulmonares ou intestinais. Para o desenvolvimento físico e social, muitas cidades oferecem serviços de orientação especializados.



Saber mais:
www.fsdown.org.br/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas