diagnóstico por imagem

Conhecer para melhor prevenir







Raios X Digital e Contrastado
Modalidade mais antiga e conhecida, conta hoje, com registro e armazenamento digital de imagens. É utilizada para avaliação na área oncológica e, também, de fraturas ósseas e infecções pulmonares. O uso do contraste demonstra alterações digestivas, urinárias, ginecológicas, entre outras.


Ultrassonografia Convencional e Doppler Colorido
Baseia-se na interação do som em alta frequência com os tecidos do corpo. Permite a visualização de órgãos internos e estruturas superficiais, sem uso de radiação. O estudo Doppler fornece dados sobre o fluxo sanguíneo nos vasos, fígados e rins, além de presença ou não de tromboses. Interpretado durante sua realização, depende exclusivamente do profissional, o que torna fundamental a capacitação do médico.

Ecocardiografia
Utiliza a ultra sonografia para avaliação de função cardíaca pré operatória, ao longo de tratamentos quimioterápicos, insuficiência cardíaca, alterações nas válvulas e outras patologias cardíacas.

Mamografia Digital
Realizada em pacientes que não apresentam patologia, como exame de rotina, é utilizada, principalmente, para a detecção precoce do câncer de mama. Os programas de análise por computador, com alta qualidade de imagem, que permitem identificação de lesões cada vez menores, inferiores a alguns milímetros.

tomografia computadorizada multi slice
baseada em raios x, utiliza também constraste endovenoso. é um exame versátil, muito usado em oncologia. os equipamentos possuem múltiplos anéis de detectores multi-slice, permitindo assim exames mais rápidos, com conforto e qualidade de imagem superior, identificando, patologias em diversas regiões do corpo ainda em estágio inicial. é utilizada também para acompanhamento de tratamentos e para o estudo da circulação vascular por meio da angiotomografia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema