A asa da borboleta

Tecnologia do Criador





As asas da borboleta são tão frágeis que até o peso de uma partícula de poeira ou de uma gota d'água poderia dificultar seu voo. No entanto, suas asas estão sempre limpas e secas. Qyaç é o segredo da asa da borboleta?

Ao estudarem a borboleta da espécie Morpho didius, pesquisadores do Estado de Ohio, EUA, descobriram que, embora a asa desse inseto pareça lisa a olho nu, sua superfície é coberta com pequeninas escamas sobrepostas umas às outras, que lembram telhas em um telhado.

A superfície dessas escamas têm minúsculas fissuras paralelas que fazem com que qualquer poeira ou gota d'água deslize e caia da asa. Engenheiros estão tentando imitar essa textura para produzir revestimentos de alta tecnologia à prova d'água e de poeira que poderão ser usados em equipamentos médicos e industriais.

A asa da borboleta é mais um exemplo de como a ciência está tentando imitar estruturas encontradas em seres vivos. " A natureza eatá cheia de maravilhas da engenharia, tanto na escala microsscópia como macrocoscópia, que têm inspirado a humanidade há segulos", diz o cientista Bharat Bhushan



Fonte:
WordtPress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema