Postura

Manter a posição correta do corpo é questão de prática e disciplina



Para começar sugiro que você se sente em uma cadeira, deixe os pés no chão e posicione a coluna ereta. Agora, mantenha os cotovelos dobrados para que o olhar seja o mais horizontal possível. Pronto, agora se mantenha nessa posição.

Ao longo da vida, o corpo humano é acometido por desequilíbrios musculares e constantemente necessita de correções de postura. Tratando além dos sintomas, a RPG busca a causa do problema de forma conjunta, para o corpo todo do paciente, trabalhando as dores em diversas áreas músculos esqueléticas, com o tratamento mais difundido sendo o da coluna.

A técnica tem como objetivo, tanto a correção,quanto a prevenção de deformidades, e não visa apenas atender pacientes que estejam com dor ou desconforto, mas também age na prevenção, buscando melhor equilíbrio e harmonia corporal.


Como tratar?
Visto que cada organismo trabalha e responde ao tratamento de maneira diferente, a RPG trabalha com três conceitos: individualidade, uma vez que as pessoas não são iguais; casualidade, já que busca as causas do sintoma, e a globalidade, pois tratamento o doente e não a doença.

A partir da queixa do paciente, uma avaliação criteriosa é feita antes do início do tratamento, para que se determine quais movimentos são recomendados a ele e, por meio dos alongamentos e de fortalecimentos dos músculos, são feitas posturas de correção e orientação da melhor forma de respiração.

Durante uma sessão, que dura cerca de uma hora, a posição inicial do tratamento é com o paciente deitado, pois facilita adquirir a percepção corporal dos posicionamentos corretos em cada segmento do corpo e, dependendo da queixa e da avaliação do profissional, o tratamento passa a ser com o paciente sentado ou em pé. 

A alta dependerá do nível de agravamento de seu problema e também da interação entre fisioterapeuta RPGista e o paciente, porque as sessões exigem atenção, dedicação e colaboração de ambas as partes. 

Para que e para quem?
Qualquer pessoa a partir dos sete anos pode usufruir da técnica. De acordo com os especialistas, os problemas posturas são geradores de inúmeras patologias que acometem a estrutura músculo esquelética do corpo e causam diferentes incômodos, como dores de cabeça, nas cervicais, e membros periféricos, além DTM ( disfunção temporomadibular) e prejudicar o funcionamento respiratório.

E depois do tratamento?
Dificilmente a pessoa retoma a postura anterior, pois a técnica trabalha na revalorização da função estática dos músculos e, como próprio nome,  ocorre a reedução da postura. 

Além disso, é importante que ao final do tratamento, o paciente siga as recomendações dadas pelos profissionais e evite alguns maus hábitos que causam tais problemas, como sentar-se sem uma correta ou carregar pesos excessivos de forma errada, para que os ganhos obtidos com a RPG não se percam no tempo.

Quanto a postura proposta no início, ainda está nessa posição? Caso tenha sentido muito incomodo e não conseguiu se manter ao ler este texto, pense, talvez você precise da RPG.


fonte:
ABF
www.InstitutoCohen.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema