alimentos: açaí


Ele é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais ao organismo





Famoso principalmente no verão, o açaí sempre causa polêmica quanto ao seu consumo, principalmente por ele ter fama de alimento muito calórico. Mas antes de sair contando calorias, é importante prestar atenção na parte nutricional do açaí. A fruta é um dos alimentos com amior capacidade de absorver radicais livres.

As pesquisas apontam que açaí contém 10 vezes mais antioxidantes que as uvas e o dobro do que apresentam as blueberries. Só de antocianidinas, antioxidantes que também emprestem cores aos alimentos e combatem que também emprestam cores aos alimentos e combatem a oxidação celular, o açaí apresenta um teor de 10 a 30 vezes maior do que o vinho tinto. E os benefícios não param por aí.

Açaí contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, ômega 6 e ômega 9, similares aos do óleo de oliva. Seus aminoácidos essenciais aumentam a performance muscular, garatem maior resistência, força e energia. Açaí ajuda a preservar e melhorar o funcionamento do sistema digestivo, e protege o sistema cardiovascular.

Apresenta altas concentrações de vitamina A, B1, B2, B3 C, e E, contém potássio, cálcio magnésio, cobre e zinco. Pode reverter doenças crônicas, até aumentar a libido. Ele também é uma ótima fonte de proteínas, possuindo teor superior ao do leite (3,5%) e do ovo(12,49%).

Apesar do seu alto teor de gordura monoinsaturada ( cerca de 60%), semelhante ao que se encontra no abacate, tem importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares por reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e aumentar a quantidade de colesterol bom, o HDL, em nossa corrente sanguínea.

Em relação às temidas calorias, o açaí não fica frente de nenhum outro alimento refrescante do verão. Se comparado com sorvetes, doces e outros tipos de sobremesa, veremos que ele não é tão calórico assim, e ainda traz muitos benefícios a saúde. Fique atento aos mitos da alimentação. Muitas vezes nã vale a pena deixar um alimento que traz muitos benefícios à saúde por sua quantidade de calorias.


fonte:
Emagreça e apareça


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema