dica de leitura

Canto Geral







Todos meus leitores sabem que amo poesia, este livro de Pablo Neruda foi um achado, 
estava na biblioteca da escola onde trabalho, encontrei na estante, parecia intocado, 
afinal um livro de muitas páginas, dá medo em algumas pessoas, mas não aqueles que
gostam de boa leitura...

Canto Geral é o décimo livro de poesias de Pablo Neruda, publicado pela primeira vez no México, pelas Oficinas Gráficas da Nação, em 1950, o qual começou a compor em 1938. A edição original incluiu ilustrações dos pintores mexicanos Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros.

O livro é composto de quinze seções, 231 poemas e mais de quinze mil versos. Obra tremendamente ambiciosa, pretende ser uma crônica ou enciclopédia de toda América Hispânica. Muitos críticos o qualificaram como um texto de poesia épica, já que seu canto está dirigido à natureza e à história inteira do continente americano. 

Trata-se de uma obra "densa e monumental, a de maior amplitude temática e sínteses americanista que já se realizou no continente”, nas palavras de Mario Ferrero.

'Canto Geral' é uma obra atípica e representa uma reviravolta na poética de Pablo Neruda. O livro foi escrito em circunstâncias adversas, quando Neruda, por ser membro do Partido Comunista, sofria forte perseguição pela polícia do presidente chileno González Videla, sendo obrigado a transpor a Cordilheira dos Andes e refugiar-se no exterior. 

Lançado em 1950, o livro teve duas primeiras edições quase idênticas - uma oficial, e pública, no México; e outra, clandestina, no Chile. Obra de caráter enciclopédico, reúne os mais variados temas, gêneros e técnicas.

O livro nasceu marcado pelo sofrimento, tendo o poeta testemunhado, e por intermédio dele, derramar seu grande amor tanto pelo Chile e por seu povo, quanto pelos povos oprimidos da América Latina.

Boa leitura a todos...


Você teria coragem de ler?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema