alimentos: grãos

Escolha o seu preferido

parte II

Milho













Cereal presente em diversas formas na alimentação do brasileiro, pode ser no grão inteiro ou moído, formando o fubá que pode ser empregado em diversas preparações. Há também a pipoca, que as crianças adoram. Na parte nutricional, além de ser ótimo alimento energético, o milho apresenta elevado teor de carotenóides, compostos que podem ser convertidos em vitamina A no organismo humano, além de serem utilizados como antioxidantes, importantes para as defesas orgânicas.

Trigo













Um cereal que é símbolo mundial de alimentação e fartura. Apresenta carboidratos, fibras, vitamina E e também o mineral zinco, quando consumido na forma de farinha, pães, etc. Entre suas proteínas está o glutén que deve ser evitado por indivíduos portadores de doença celíaca.

Centeio












Embora consumido em menor escala no Brasil, a farinha obtida do centeio é ótima na elaboração de massas e pães. Além dos carboidratos na sua composição se destaca o fósforo, elemento usado na mineralização dos ossos e nas moléculas armazenadoras de energia rápida ( Adenosina Tri fosfato e Creatina Fosfato), ou seja, fundamental ao bom funcionamento do organismo humano.



fonte:
Nutriplus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema