Saúde e a net

Só mais uma vez mãe
Entenda o vício em games on-line



Perfil dos pacientes: a maioria dos dependentes de jogos on-line é do sexo masculino e adolescente ou adulto jovem.

Fatores de risco: jovens mais impulsivos com dificuldades de convívio social, baixo nivel de empatia e pior capacidade de lidar com as emoções têm mais chance de se tornarem dependentes do jogo.

É ou não Vício ?
O uso excessivo de internet ou de jogos não é, por si só, uma dependência. O Problema é quando prejudica o desempenho escolar, o convívio social e outras atividades. Outro sintoma é a necessidade de cada vez mais horas de jogo para obter prazer.

 Doenças associadas
O jogo on-line patológico geralmente está ligado a depressão, ansiedade, transtorno de deficit de atenção e fobia social. O vício não é apenas um sintoma dessas patotogias e pode até piorá-las.

Tratamento
É feito com psicoterapia social. Se houver alguma doença psiquiátrica associada, como depressão, o tratamento inclui o uso de medicamentos.

Pós-tratamento
O uso de internet não deve ser totalmente cortado, mais sim moderado. É importante que os pais participem mais da vida do jovem e ofereçam outras atividades que subtituam o jogo.

Porque os jogos podem viciar?

1. Sistema de recompensa
Premia o jogador, de alguma forma, quando ele avança para um nìvel maior de dificuldade. O ínicio também costuma ser fácil para atrair os jogadores.

2. Em Equipe
Muitos dos desafios dos jogos são enfrentados em grupo.  Com isso, a pessoa se sente responsável pelos colegas e evita sair do jogo para não deixá-los na mão.

3. Interpessoal
Os jogadores se comunicam em tempo real, e essa interação funciona também como uma rede social.

Fonte:
 Folha de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar