beleza

Pele à prova de infecções




A pele é o maior orgão do corpo humano e também o mais exposto aos perigos do mundo. Protegê-la é, portanto, crucial para a saúde. Mas por mais cuidadoso que seja, ninguém está livre de arranhões, cortes, esfolamentos ou queimaduras. O jeito, então, é garantir que as células encarregadas de acudir a pele machucada possam fazer seu trabalho de cicatrização quando soar o alarme.

Uma das formas de fazer isso é manter o corpo bem hidratado. A pele é composta de 70% de água. E como o líquido está sempre escapando pelo suor ou pela urina, é preciso fazer a reposição constantemente.
Quando bem hidratada a pele já fica mais protegida contra alergias e infecções. Seca, ela estará mais vulnerável aos micróbios que fatalmente se infiltram quando uma porta de entrada é aberta.

Quando surge uma ferida as células dos arredores correm pra "costurar" os tecidos rompidos. Mas para que essa migração em massa ocorra a área precisa  estar bem  hidratada. Tanbém por isso não é recomendável deixar o machucado seco, pois assim o processo de cicatrização será prejuducado.

A cicatrização é, aliás, um processo de renovação da pele que pode durar dez, 20, 30, dias ou até meses. Assim, é sempre bom dar uma forcinha no trabalho das células envolvidas no processo.
 A alimentação, por exemplo, deve conter boas doses de nutrientes sabiamente relacionado à sintese de colágeno, como zinco e as vitaminas A, C, D e E.



fonte:
Herbarium

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema