Metabolismo



metabolismo é um conjunto de processos físicos e químicos que ocorrem nas células, que convertem os nutrientes dos alimentos em energia necessária para o corpo para atender todas as suas funções vitais, como respiração, digestão, circulação de sangue, manter a temperatura corporal e remover resíduos (através da urina e fezes). Isto significa que não só usa essa energia quando estamos nos movendo, mas também quando em repouso.
Quando comemos um alimento, as moléculas do sistema digestivo, chamadas de enzimas, quebram as proteínas em aminoácidos, as gorduras em ácidos graxos e os carboidratos em açúcares simples (como a glicose).
 Estes compostos são absorvidos e vão para a corrente sanguínea, que os leva às células onde outras enzimas aceleram ou regulam as reações químicas necessárias para se “metabolizarem”, ou seja, para serem processados de modo a liberar ou armazenar energia. Na verdade, a energia que um alimento fornece ao corpo é medida em calorias, e se você consumir mais calorias do que seu corpo precisa, elas se acumulam em forma de gordura.
O metabolismo tem dois componentes: o anabolismo e o catabolismo. O anabolismo (criação de substâncias), é o processo pelo qual a síntese de moléculas simples passam a ser moléculas mais complexas, que são essenciais para o funcionamento do corpo e precisam ser atualizadas continuamente. O catabolismo (destruição de substâncias) é o que produz energia pela ruptura de outras substâncias. A quantidade mínima de energia que o corpo necessita em repouso, pelo simples fato de estar vivo, é chamada de metabolismo basal ou taxa metabólica basal.
Cada pessoa tem um metabolismo diferente, e suas peculiaridades são registradas nos genes. No entanto, o metabolismo não é imutável e pode sofrer alterações. O exercício, por exemplo, aumenta o metabolismo e tudo o que implica na liberação de adrenalina, como o esforço, estresse, medo ou ansiedade. O sono, no entanto, reduz o metabolismo.
A idade também influencia no metabolismo. Por exemplo, um recém-nascido tem um metabolismo duas vezes mais ativo do que um adulto. O metabolismo ocorre nas células, no entanto, os principais intervenientes neste processo são: a glândula tiroide e o fígado.
http://dicassobresaude.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema