conheça os tipos de açúcar



O açúcar é um alimento rico carboidrato, o qual é muito utilizado para adoçar alimentos que possuem um sabor natural não considerável agradável ao paladar, como os alimentos amargos (ex: café) e alimentos azedos (ex: suco de limão), além de ser utilizado na elaboração de preparações doces.
A população brasileira utiliza muito o açúcar refinado, também chamado de açúcar branco, devido o preço mais acessível comparado aos outros açúcares. No processo de fabricação do açúcar refinado, alguns aditivos químicos são adicionados, como o enxofre,com o objetivo de deixar a coloração branca do açúcar.
Mas, há uma variedade de açúcares disponíveis no mercado. Vamos conhecer mais um pouco sobre eles?
 Açúcar Mascavo: É o açúcar em forma bruta, ou seja, não passa pelo processo de refinamento como o açúcar refinado. É extraído depois do cozimento do caldo de cana. Apresenta coloração escura e sabor mais acentuado, ficando semelhante ao da cana-de-açúcar.
Açúcar Demerara: Seu processo de produção é semelhante ao do açúcar mascavo. Porém, passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado.
 Açúcar Cristal: É apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, sendo então mais difíceis dissolverem em água. Este açúcar passa por leve processo de refinamento.É apropriado principalmente para o uso culinário.
 Açúcar Orgânico: Por ser orgânico, não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo processo de refinação e por isso também é mais escuro e mantém vitaminas.
 Açúcar Light: É resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas consequentemente possui um sabor menos acentuado do que os demais. Por isso, é preciso ter cuidado para não usar grandes quantidades e perder o benefício das calorias a menos.
Açúcar Vanille: É um  açúcar que possui um leve sabor de baunilha. Ótimo para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples.
Frutose: É o açúcar extraído de frutas e do milho.  É mais doce do que os tipo de açúcares. É o açúcar mais natural, por não possuir ingredientes artificiais.
Açúcar líquido: É o açúcar que também é chamado de xarope simples. Não é encontrado nos supermercados ,pois é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia para a fabricação de balas e refrigerantes.
Lembrando que o uso de açúcar deve ser usado com cautela, pois é um alimento hipercalórico. Seu uso em excesso pode causar obesidade,além de doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes.
www.metacolher.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

beleza dos cabelos