O que é diverticulite?


Diverticulite é a inflamação ou infecção dos divertículos. Divertículos são pequenas bolsas (de 2,5 mm a 2,5 cm) parecidas com a ponta de um dedo de luva, projetadas para fora da parede dos intestinos. Eles podem localizar-se em qualquer parte do trato intestinal, mas ocorrem com maior frequência no intestino grosso. Mais de 50% dos indivíduos com mais de sessenta anos, homens ou mulheres, apresentam divertículos.
Quais são as causas da diverticulite?
Certa quantidade de fezes, resíduos alimentares ou colônias de bactérias podem penetrar no divertículos e provocar a sua inflamação, causando a diverticulite. Uma analogia pode ser feita com a apendicite, já que o apêndice cecal é uma espécie de divertículo que pode inflamar-se.
Quais são os principais sinais e sintomas da diverticulite?
O quadro clínico da diverticulite geralmente se manifesta de forma aguda e se caracteriza por dor abdominal,diarreia ou prisão de ventre, febre e, eventualmente, náuseas. Nos casos mais severos pode ocorrer obstrução intestinal ou perfuração do divertículo.
Como o médico trata a diverticulite?
Os casos mais brandos de diverticulite podem ser tratados de forma clínica, com medicações e orientação alimentar, envolvendo repouso intestinal, dieta líquida inicialmente, seguida de dieta pastosa e rica em fibras, posteriormente, e antibióticos orais. Os pacientes com complicações, como dor abdominal e febre, geralmente devem ser hospitalizados para investigação em razão da gravidade potencial de algumas delas, que podem levar à morte. Os casos mais graves podem exigir cirurgia. Isso acontece em cerca de 20% dos casos.

http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar