Tudo que você precisa saber antes de ser vegetariano



O vegetarianismo nada mais é do que uma dieta alimentar baseada no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem uso de laticínios e ovos e sem ingestão de qualquer tipo de proteína animal.
Normalmente, ele é adotado em respeito à vida dos animais, mas atualmente muitas pessoas passaram a seguir esse tipo de dieta em preocupação com a própria saúde, já que o consumo de carne vermelha tem sido atrelado ao aparecimento de diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer.
Segundo Marisa Coutinho, Gerente de Nutrição na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os vegetarianos apresentam um risco menor de desenvolver sobrepeso/obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, entre outras condições que comprometem a qualidade de vida e a longevidade.
“Vários estudos correlacionaram a ocorrência de outras neoplasias (tumores) ao aumento do consumo de carne vermelha ou proteína animal e também ao baixo consumo de vegetais. Mesmo com poucas evidências produzidas em relação a estas observações, é possível afirmar que a dieta vegetariana tende a reduzir os riscos de câncer, sim”, complementa Marisa.
No entanto, antes de iniciar uma dieta com qualquer tipo de restrição, Marisa recomenda agendar uma visita com o nutricionista para adequar a quantidade de alimentos substitutos a fim de evitar carências nutricionais.
No caso dos vegetarianos, além do acompanhamento nutricional, é preciso atenção às quantidades de proteínas consumidas e à ingestão de vitamina B12, ambas encontradas em maior quantidade na carne vermelha.
De acordo com Marisa, a soja, o grão de bico, a lentilha e os feijões são os responsáveis por substituir a proteína. Já para atingir as doses diárias de vitamina B12, pode ser indicada a suplementação medicamentosa, além do consumo de alimentos fortificados.
Para finalizar, ela aconselha que o acompanhamento nutricional continue até a pessoa ter aprendido as porções corretas, já que a deficiência nutricional pode causar anemia, fraqueza muscular, parestesias (doença que provoca sensação de queimação, dormência, coceira e formigamento nos braços e pernas) e problemas neurológicos.
Fonte:​ Comunicação 
http://www.hospitalsaocamilosp.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar