Exames de rotina podem prevenir desenvolvimento do glaucoma




O glaucoma é uma doença conhecida como a maior causa de cegueira irreversível no mundo ,que afeta o nervo óptico, responsável por levar as informações visuais recebidas do olho até o cérebro . A doença  é considerada silenciosa porque em grande parte dos casos não causa dor e nem alterações na visão, exceto nos casos mais avançados.
O  glaucoma crônico de ângulo aberto é o mais comum e se caracteriza pelo aumento da pressão ocular. Essa elevação acaba danificando o nervo óptico e causa perda do campo visual periférico ,ou seja, a pessoa começa a ter dificuldade para perceber objetos a sua volta.

Uma vez instalada e sem controle, a doença continua evoluindo e lesionando cada vez mais fibras nervosas oculares, podendo até mesmo atingir a visão central e levar à cegueira. Por isso, a Dra. Renata Rabelo Ferretti oftalmologista no Hospital São Camilo de São Paulo, indica que sejam feitos exames oftalmológicos regularmente, principalmente depois dos 40 anos de idade.

Outros tipos são o glaucoma de pressão normal ,também sem sintomas .e o de ângulo fechado agudo que causa vermelhidão ocular , dor ocular intensa e que pode ser acompanhada de náuseas e vômitos.

O glaucoma , geralmente é uma doença silenciosa e irreversível, por isso, é muito importante fazer um acompanhamento com o oftalmologista todos os anos, pois o diagnóstico precoce pode evitar o desenvolvimento da doença e até mesmo complicações mais graves", complementa Dra. Renata.

Ainda segundo a Dra. Renata, idosos, pessoas que tenham diabetes, hipertensão e parentes portadores do glaucoma precisam de atenção redobrada, pois esses são fatores de risco que podem ajudar no desenvolvimento da doença.

Como na maioria dos casos não apresenta sintoma, a única forma de descobrir a existência do glaucoma é fazendo os exames indicados pelo especialista no dia da consulta.

 Se detectado inicialmente, o tratamento pode ser feito com colírios, laser e com intervenção cirúrgica, onde o objetivo é controlar a pressão ocular e proteger os nervos ópticos, já que não é possível reverter as lesões nas fibras nervosas danificadas e, consequentemente, a perda da visão.

Para finalizar, Dra. Renata recomenda: "A melhor forma de prevenir essa doença é fazendo os exames necessários todos os anos, principalmente se você tem 40 anos ou mais e está dentro do grupo de risco". "

http://www.hospitalsaocamilosp.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas