plante couve manteiga





A couve-manteiga é uma hortaliça anual, herbácea, com caule vertical ou ereto, que sempre emite novas folhas ao redor do caule. A folha é a parte comestível e produto comercial.
As folhas apresentam coloração verde-clara a verde-escura, coberta por fina camada de cera, em maior ou menor quantidade em função de variedades. O seu tamanho varia com as variedades, vigor das plantas, condições climáticas, fertilidade do solo e sanidade de plantas. As plantas se desenvolvem bem em condições de clima ameno a quente.
Épocas de plantio
O nicho de mercado dessa produção são as feiras livres, sacolões e mercados. A couve-manteiga pode ser plantada o ano todo, porém, as épocas de plantio mais indicadas são: para as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste de fevereiro a julho, e para o Norte e Nordeste de abril a julho/agosto.
Meios de propagação
A propagação é feita por sementes e por mudas. As mudas são obtidas a partir de brotos laterais de plantas sadias e enraizadas em canteiros, antes de serem transplantadas no local definitivo.
O plantio deve ser feito em solos férteis e de boa permeabilidade. Deve ser realizada análise de solos para observação da necessidade de correção e, ainda, a adubação deve basear-se no resultado da análise do solo. A cultura é bastante exigente em boro e molibdênio.
Devem ser realizadas capinas para manter a cultura no limpo durante todo o seu ciclo produtivo. A adubação de cobertura deve iniciar-se logo após o pegamento das mudas (15 a 20 dias após o transplante) e ser repetir a cada 30 dias.
Colheita
A colheita se processa aproximadamente 50 dias após o transplantio ou 90 dias após o semeio, durante a chamada primeira fase, onde se colhem as folhas quando estas estão apropriadas para o consumo e se encontram tenras.
As folhas, então, devem ser lavadas, e formados os maços ou as embalagens transparentes e perfuradas, devido a sua maior permeabilidade de O2 e CO2.
http://www.revistacampoenegocios.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas