Descarte de eletrônicos seguro




Quando a população proporciona o destino correto para os resíduos eletrônicos ela contribui não apenas com o meio ambiente, mas também com geração de empregos e, consequentemente com o desenvolvimento do país.
A reciclagem de eletroeletrônicos apresenta vantagens na redução do volume de entulhos nos lixões e aterros.Todos nós já tivemos a oportunidade de ver imagens de lixões sobrecarregados e sabemos da dificuldade em se achar um espaço para depósito dos materiais descartados. Quando ocorre a reciclagem, é possível evitar que a quantidade de lixo cresça nesses locais.
A recuperação dos objetos evita o desperdício de recursos e a extração de novas matérias primas, já que a reciclagem ocasiona a reutilização de itens de custo elevado e que, após algum tempo de uso, também seriam descartadas.
Quando os resíduos eletroeletrônicos são descartados de forma incorreta, com o passar do tempo e ação da natureza, eles podem passar a contaminar o solo, lençóis freáticos, animais, e, consequentemente, trazer prejuízos para nossa saúde. Os principais elementos que contribuem para isso são o chumbo e o mercúrio presentes, principalmente, em computadores e televisores.
E o que fazer para agir de forma consciente? Infelizmente, ainda não existe um programa eficaz em funcionamento onde o fabricante promova meios para que o consumidor possa descartar seus produtos de forma correta. 
Entretanto, desde agosto de 2010, já existe uma lei que determina a criação de locais próprios para o descarte de eletroeletrônicos. A população pode cobrar para que haja cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Também é possível ficar atento às campanhas, mutirões e programas de entrega voluntária, que ocorrem de tempos em tempos e que nos dão a oportunidade do descarte adequado.
Para facilitar a busca por postos de coleta, foi desenvolvida a ferramenta E-Lixo Maps que mostra as opções disponíveis e cadastradas próximas a um endereço pesquisado.
Vale destacar que as empresa que trabalham com a destinação ambientalmente correta já conseguem reciclar até 99% dos resíduos eletroeletrônicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar