Como substituir amido de milho




Amido de milho é usado em culinária principalmente para engrossar líquidos em uma variedade de receitas, tais como cremes, mingaus, molhos, tortas, pudins, frituras, etc. Infelizmente, não há atualmente no Brasil amido de milho que não seja transgênico.
Mas não existe somente este tipo: amidos ou féculas podem ser extraídos de cereais, tubérculos, raízes e rizomas. Também é possível extrair amido de grãos, castanhas, feijões e favas.
Você pode substituir amido de milho por farinha de trigo, araruta, fécula de batata e polvilho doce por exemplo, dependendo da receita.
Quando queremos que uma xícara de líquido fique bem espessa, utilizamos 1 colher de sopa de amido de milho. Cerca de 3 colheres de sopa de farinha de trigo substituem uma colher de sopa de amido de milho, mas é necessário cozinhar por mais tempo para se livrar do sabor de farinha crua. A farinha é um espessante muito estável, mas não vai resultar no mesmo brilho acetinado que o amido de milho produz.
A araruta, por outro lado, oferece um belo brilho à preparação e pode ser substituído em um valor igual ou ligeiramente maior, mas precisa ser cozida por um pouco mais de tempo do que o amido de milho. Não contém glúten e é a mais indicada para doces e sobremesas.
Para outros substitutos como fécula de batata, tapioca e farinha de arroz, 2 colheres de chá provavelmente vão engrossar tanto quanto 1 colher de sopa de amido de milho.
Na preparação de doces, tenha cuidado: se a mistura contiver muito açúcar, o amido pode perder a função e seu líquido ficar com textura de xarope. Por isso, é bom testar a fécula ou amido que for utilizar em uma pequena quantidade antes, para não correr o risco de estragar a receita.
http://www.veggietal.com.br/como-substituir-amido-milho/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar