aveia aliado nas receitas



Para muitas pessoas aveia é apenas o clássico e velho mingau, ele é muito mais que isso.
A aveia é um cereal que tem origem na Ásia, e apesar de ter muito anos de idade foi só nos anos 70 que ela foi reconhecida como uma fonte saudável de fibras, ajuda no transito intestinal e ajuda na prevenção de câncer de colo e doenças cardiovasculares. Fora isso ela também é rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas B1 e B5, logo é uma ótima opção de consumo.
Existem vários tipos de Aveias além da flocada que conhecemos hoje em dia como:
  • Farelo de Aveia que possui muito mais fibras que a flocada, e pode ser usada em preparo de vitaminas, sucos, com frutas e cereais.
  • Farinha de Aveia é refinada e pode ser usada em preparo de pais, massas e bolos.
Nas Compras: Observe a embalagem que deve estar intacta sem sinais de umidade, aberturas nas embalagens e a presença de insetos  e claro sempre olhe a data de validade sempre antes de comprar.
Conservação: Depois de aberta esqueça o costume de guardar o saquinho enrolado dentro da caixinha, guarde sempre em um pote bem fechado para evitar que entre umidade.
Na Cozinha: pode ser usada fina ou farelo como um espessante para sopas, ou para dar liga em almondegas e hamburguês assim adiciono nutrientes e fibras e ainda garanto uma sopa cremosa.
Glúten: A Aveia apesar de mostrar na embalagem que possui glúten, na verdade ela é um grão que naturalmente não possui esse elemento, o que acontece é que como ele é cultivado no mesmo campo de grão como trigo, centeio e cevada pode acontecer algum tipo de contaminação cruzada na plantação, porém o mais comum é uma contaminação acontecer durante o processamento de moagem, e por esse motivo que as embalagens tem escrito que possuem glúten, afinal essa pequena percentagem pode causar problemas de saúde em pessoas celíacas. 
 Se quiser saber um pouco mais sobre isso aconselho a leitura do post na Bela Gil onde ela explica com mais detalhes essa contaminação: http://www.belagil.com/aveia-um-gro-sem-glten


http://receitasdeminuto.com/aveia-muito-mais-que-um-simples-mingau/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar