15 dicas para economizar




Economizar é sempre bom, mas você sabia que mudando simples hábitos na cozinha, seus gastos podem diminuir bastante? Aqui vão 15 dicas que podem ajudar:

1 – Idas ao mercado só uma vez por semana. Fazer compras picadas significa despesa extra, pois você não tem como comparar os preços e avaliar o que vale mais a pena.

2 – Reserve a água usada para cozinhar verduras. Elas podem servir para fazer sopas, molhos ou até mesmo par cozinhar o arroz.

3 – Asse vários pratos no forno de uma só vez. Desta forma economizará gás. Também dá para aproveitar o calor e torrar uns pãezinhos amanhecidos.

4 – Sobras de pão podem virar pudins, rechear aves e acompanhar sopas e saladas. Corte o pão em quadradinhos, frite em manteiga, ponha-os sobre um papel absorvente, guarde-os em uma lata bem tampada e sirva com sopas ou saladas.

5 – Aproveite as cascas e a parte das sementes das maçãs: cozinhe estas partes em água suficiente para que fiquem cobertas. Junte o suco de um limão e deixe no fogo até ficarem bem macias. Depois de coar, leve novamente ao fogo, a mesma quantidade de caldo e açúcar. O resultado será uma deliciosa geléia.

6 – Quando os últimos pedaços de queijo secam e ficam endurecidos, rale e guarde em um recipiente bem fechado. Aproveite para acrescentar em molhos ou salpicar sobre pizzas e pratos gratinados.

7 – Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: quanto maior for o peso da laranja, maior quantidade de suco poderá ser extraído.

8 – Para que aquela metade da cebola que sobrou não resseque, passe um pouco de manteiga na parte que a cebola foi cortada.

9 – Ao cozinhar procure, quando a preparação assim permitir, manter as panelas tampadas, se ficar aberta, a panela precisará muito mais de gás e tempo para cozinhar o alimento. Além de diminuir o valor do alimento.

10 – Se fizer um concentrado de tomate e guardar na geladeira para utilizar durante a semana, coloque uma colher de chá de açúcar depois do sal e da cebola. Isso é fundamental para que o concentrado não fermente.

11 – Para acabar com a acidez que surge no molho de tomate, acrescente algumas gotas de calda de caramelo (desmanche o açúcar em fogo brando e junte um pouquinho de leite).

12 – Aproveite bem as folhas externas da alface, estas são mais nutritivas do que as novinhas que ficam em seu interior. Faça uma salada que leve outros ingredientes e acrescente estas folhas cortadas em tiras bem fininhas misturando bem.

13 – Para verificar se os ovos estão frescos, mergulhe-os na seguinte solução: três colheres de sal para um litro de água. Os novos vão para o fundo, os que já tiverem alguns dias ficarão boiando e os velhos virão à tona.

14 – Para manter a cor verde das verduras ao cozinhá-las, acrescente uma pitada de açúcar à água.

15 – Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.



blog Consul.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

beleza dos cabelos