limpeza

Como limpar a tela do notebook sem riscá-la

Especialistas recomendam optar por um pano 100% algodão e nunca utilizar produtos de limpeza na higienização




Prático por si só, o notebook traz portabilidade e permite com que a pessoa trabalhe em qualquer lugar: seja na praia, na sala ou até mesmo em uma lanchonete. Porém, no fim do dia, é comum que a tela esteja cheia de marcas de dedos e engordurada, não é mesmo?
Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de limpar, pois a tela é bem frágil, e pode riscar, manchar e em casos extremos, danificar totalmente o aparelho. Por isso, a estudante de publicidade, Tamires Yamakiho, dá algumas dicas de limpeza.
A maioria dos fabricantes vendem o computador com uma flanela especial de higienização. “Essas flanelinhas são especiais para a limpeza de superfícies frágeis. São suaves, molinhas e deslizam com cuidado na tela, removendo poeiras e as sujeiras”, comenta a estudante.
Mas caso o seu aparelho não venha com essa flanela, você pode limpar com um paninho de algodão. “O ideal são panos neutros, sem desenhos ou detalhes que podem riscar a tela. Prefira flanelas de algodão e que sejam bem macias”, diz Tamires.
Jamais utilize produtos de limpeza caseira. Esqueça o álcool, acetona, detergentes e até mesmo desinfetantes, pois a química pode comprometer o LCD. “A pessoa nunca pode aplicar nenhum produto de limpeza que não seja recomendado pelo fabricante”, alerta a estudante.
Existem produtos especializados que são encontrados nas próprias lojas de aparelhos eletrônicos. “Esses produtos limpam com facilidade e não prejudicam a retina do seu computador. Mas é preciso usá-los com cuidado e não aplicar em excesso. O ideal é seguir as orientações contidas no verso da embalagem”, recomenda Tamires.
Antes de limpar, é preciso observar se a tela está manchada com os dedos ou se é simplesmente poeira. “Se for só a poeira do dia a dia, limpe suavemente com um paninho seco, se não, você corre o risco de arranhar a tela. Caso for gordura dos dedos, o produto especialmente feito para telas e computadores é a melhor solução”, sugere a estudante.
O recomendado também é que se desligue o computador para fazer a limpeza. O aparelho não deve estar quente do uso e deve estar longe de fios ou correntes elétricas. “Ele deve estar totalmente desligado e frio”, lembra a estudante.
Fique atento também aos objetos pontiagudos que podem comprometer a tela do seu notebook. “Nada de limpar com esponjinhas ou outros materiais que podem ter alguma pedrinha ou algum sólido misturado. Isso com certeza riscará a sua tela”, alerta.
Dúvida muito comum nos leitores é se a higienização pode ser feita com produtos de limpeza de vidros. Os especialistas respondem: jamais. “Nunca deve utilizar os limpadores de vidros, pois a tela é muito frágil e pode comprometer todo o aparelho”, finaliza Tamires

fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema