depressão pós parto

Muitas mulheres passam pela situação de não conseguir se conectar ao seu bebê  e sofrem caladas  pois não sentem nenhum tipo de emoção...






Isso acontece porque não é fácil enfrentar os problemas . O nascimento de um bebê é visto sempre como simônimo de felicidade. E sentir algo diferente disso traz remorso e culpa.

A depressão pós-parto é um distúrbio de comportamento com diversos índices de intensidade. Existem mulheres que sofrem de depressão antes de engravidar. Mesmo com acompanhamento profissional, podem chegar ao puerpério ( período após o parto) e serm atingidas pela patologia. 

E há aquelas que não apresentam nenhum quadro de doença antes de engravidar e também sofrem. 

Prevenção, causas e tratamento

Durante a gravidez, a mulher passa por muitas transformações, tanto físicas quanto psicológicas. Por isso, ter uma gestação tranquila, com um pré natal adequado podem ajudar a prevenir o transtorno. Devido à intensa alteração hormonal desse período, ela poderá surgir trazendo sintomas como: tristeza, irritabilidade, cansaço, insônia, perda de apetite, ansiedade, entre outros.

É importante ressaltar que nem toda tristeza caracteriza-se como uma depressão de fato. É comum que, logo após o nascimento do filho, a mãe passe por uma fase conhecida como baby blues. Caracteriza-se por uma melancolia aparentemente sem motivo, uma vontade de chorar junto com o bebê.

Acontece, na maioria das vezes, até o quarto dia do nascimento e dura poucas semanas. Conforme o organismo restabelece o equilíbrio hormonal e a mulher se adapta à nova fase, ela desaparece.

Já a depressão pós parto, por ser quadro mais grave, requer tratamento com terapia, exames e medicamentos, podem ser usados mesmo está autorizado a receitá-los. O apoio familiar também é muito importante para que a mulher consiga superar essa fase.

A depressão pós parto não atinge apenas as mulheres. Um em cada quatro homens que têm filhos pode apresentar o distúrbio entre o terceiro e o sexto mês de idade da criança, de acordo com um estudo publicado na revista científica.

As causam mais comuns para o surgimento do transtorno neles são: 
  • parceira com depressão pós parto
  • estresse
  • preocupação com usstento da família
  • sentimento de rejeição pela mulher
  • dificuldade para lidar com o turbilão de emoções que surgem nessa fase


fonte:
Revista Drogaria SP




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas