prevenção

Traumas High-Tech



Problemas mentais exarcebados por redes sociais e smartfhones, segundo Larry Rosen

Narcisismo
Pessoas com tendência ao egocentrismo encontram nas redes sociais uma ferramenta poderosa para espalhar sua imagem e chamar atenção de outros para aquilo que escrevem. O comportamento é realimentado pelos botões curtir e retuitar e algumas vezes entra em círculo vicioso.

Obsessão
Muitas pessoas, sobretudo adolescentes, estão tão obcecadas pelo uso de redes sociais que não conseguem deixar de checar novidades com amis de dez minutos de intervalo. Estar sem o celular pode se tornar motivo para enorme ansiedade, levando à sensação de exclusão do meio social.

Timidez
Timidos entram em  pânico ao falar em público e detestam abordar os outros para se apresentarem. Redes sociais e mensagens escritas ajudam a quebrar o gelo, mas quem sofre de timidez continua tendo problemas para falar cara-a-cara, às vezes perdendo o estímulo para interagir no mundo real.

Vício
A interação social é um estimulo que dá  tanta recompensa ao cérebro que o uso de um aparelho que nos conecta a nossos grupos de amigos permanentemente se torna um vício. Isso gera paradoxo, quando alguém ignora pessoas fisicamente presentes para interagir com outras via facebook.

Depressão
A troca de ideias com pessoas maníacas por exibir felicidade na internet ou com aquelas que só sabem reclamar da vida pode ser o gatilho das alterações de humor no chamado transtorno bipolar. A depressão clássica também é exarcebada por uma espécie de interação solitária com a tecnologia.

Desatenção
Smartfhones com aplicativos de redes sociais são as ferramentas perfeitas para impedir alguém de se concentrar em uma tarefa. Enquanto antes essa ameaça estava restrita ao tempo em que passávamos na frente do computador, agora a fonte de distração pode ser permanente.

Isolamento
A facilidade  para  trabalhar em casa e fazer tudo pela internet gerou uma contradição para aqueles com tendência à esquizofrenia . Alguns passam a se isolar cada vez mais da sociedade em que vivem, e a web fornece munição para paranóias e delírios persecutórios.


fonte:
iDisorder, do psicologo Larry Rosen
publicado em EUA pela editora Palgrave Macmilan.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas