sedentarismo infantil




Mas as consequências de uma criança que passa quase o dia inteiro sentada, sem correr e se exercitar, podem ser bastante sérias. Uma pessoa sedentária é aquela que não pratica ou pratica pouca atividade física no seu cotidiano. O sedentarismo infantil é um problema ainda maior, pois para uma criança em fase de crescimento o exercício é fundamental. Esse problema é uma causa muito provável da obesidade no jovem, que, por sua vez, pode ter outras implicações, tais como doenças cardiovasculares e diabetes. A vida sedentária provoca também desuso dos sistemas funcionais, podendo ocasionar atrofia das fibras musculares, perda de flexibilidade articular e comprometimento de órgãos.
No caso das crianças, o problema aumenta quando, além de praticarem poucas atividades físicas, têm o costume de comer balas, chocolates, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e outros alimentos de conteúdo enérgico, que elas não gastam de maneira equilibrada.

Como solucionar 

Para resolver o problema do sedentarismo infantil, em primeiro lugar, você deve conversar com o seu filho. Se ele não gostar de brincar ao ar livre, tente argumentar como isso pode ser divertido e saudável. Conte dos jogos que você costumava brincar na sua infância e tente despertar o seu interesse. A maneira mais eficaz, no entanto, é se a criança tiver outros amigos para brincar junto. Então procure descobrir se ela tem colegas de aula que gostam de jogar futebol, vôlei, andar de bicicleta, pular corda ou de outras brincadeiras que exercitam o corpo.
Tente descobrir locais próximos a sua casa para essas atividades, como praças, parques e campinhos. Veja se há outras crianças brincando no local, procure fazer amizade com os seus pais e certifique-se que o local é seguro. Você também pode ser a companhia do seu filho na brincadeira, participando ativamente, caso a sua rotina lhe permita nas horas livres.
Caso não encontre um bom lugar público para o seu filho brincar, considere matriculá-lo em umaatividade extraclasse, como escolinha de futebol, curso de natação, judô, etc. Esses locais contam com profissionais qualificados e, além de se divertir, seu filho poderá desenvolver diversas habilidades que um novo esporte pode envolver.
Se você tiver sucesso ao promover essas mudanças de rotina, pode ter certeza que, mais tarde, caso seu filho se recorde do seu empenho, ele vai lhe agradecer. Atividades físicas, além de boas para a saúde do corpo, também são excelentes para a saúde mental e sociabilização das crianças.
http://vivomaissaudavel.com.br/saude/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema