TEMPEROS SALGADOS



Os temperos salgados são sal de cozinha puro (NaCl) ou grosso (com impurezas), sal com alho, sal com cebola, gersal, missô, glutamato monossódico e salitre.
Gersal: Condimento feito de semente de gergelim e sal. Para seu preparo, as sementes de gergelim são tostadas até dourar e desprender um aroma semelhante ao do amendoim; para cada 10 gramas de gergelim, adiciona-se um colher de sal. A mistura é tostada e novamente moída (em moedor ou aparelho próprio), chamado suribachi. Pode ser usado em cremes, sopas, arroz.
Missô: Pasta resultante de um longo processo de fermentação da soja, em conbinação com outros cereais. Pode ser usado em substituição ao sal, em sopas, refogados e leguminosas. Como o missô é salgado, não se deve acrescentar sal às preparações com ele condimentadas.
Glutamato monossódico (pó chinês): Originário do Oriente, intensifica o sabor dos alimentos. É um pó branco e fino derivado de proteínas vegetais, geralmente usado em aves, carnes, peixes, cozidos, ensopados, sopas, legumes, sopas desidratadas e produtos industrializados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema