farinha de soja preta



Considerada um alimento funcional, a soja é rica em proteína vegetal, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados e atua na prevenção das doenças crônico-degenerativas. Também é excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. "A isoflavona, também chamada de fitoestrógeno, atua na prevenção de doenças como o câncer de mama, de colo de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno e, por isso, é uma substância capaz de atenuar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir o risco da osteoporose", explica a especialista Roseli.
Os fitatos, presentes na farinha em pequena quantidade, atuam como potentes agentes antioxidantes, prevenindo a oxidação ou envelhecimento precoce das células. Além disso, eles reduzem os riscos de inúmeras doenças crônicas e degenerativas, como alguns tipos de câncer e artrites. "O teor de fitatos na soja é da ordem de 1,5% da composição do grão. Já no feijão é de 2,5% e nos farelos como o de trigo e o arroz é da ordem de 4,5%", relata.
Estudos demonstraram, de acordo com a nutricionista, que a ingestão diária de cerca de 60 gramas de grãos ou farinha de soja diminuem as taxas do colesterol sanguíneototal e do LDL-colesterol, e aumentam os valores de HDL, o que reduz os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, a trombose e a aterosclerose. "Pode ser consumida diariamente em preparações como sucos, vitaminas, no arroz, feijão, entre outros. Uma colher de sopa média tem cerca de 90 calorias", informa.
Farinha de soja preta
É rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para a prevenção do câncer, colesterol ruim e para a perda de peso. "A antocianina atua direto nos adipócitos (células de gorduras), diminuindo a absorção de gorduras. A farinha tem aindamuita fibra, zinco, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, e cálcio, que reduz os riscos de osteoporose, fortalece ossos e dentes, auxilia na contração muscular e controle da pressão arterial", enumera Roseli.
Cem gramas de farinha equivalem a 40 gramas de proteínas, o que representa 57% das necessidades diárias do nutriente para uma pessoa saudável.

http://www.mulher.com.br/bem-estar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema