saúde bucal

Dicas para um sorriso saudável




Cárie 
A cárie é uma das doenças dentárias mais frequentes. Geralmente, decorre de uma dieta inadequada, higiene bucal deficiente e o consequente acúmulo de placa bacteriana.
Para evitar a cárie, basta reduzir a ingestão frequente de açúcares e adquirir o hábito de fazer uma correta higienização após todas as refeições.

Placa bacteriana e as doenças das gengivas
A placa bacteriana nada mais é do que o acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes. É o principal fator que causa as doenças mais comuns da cavidade bucal: a cárie e as doenças gengivais ( gengivite e periodontite).

Quando não há uma boa escovação, a placa bacteriana se acumula e pode se infriltrar entre os dentes e a gengiva, causando sangramneto, ver milhão e inchaço, que são os principais sintomas da gengivite.

Essa infriltração pode se prolongar ainda mais e endurecer, formando o tártaro. Juntamente à placa bacteriana, o tártaro pode agravar a gengivite deslocando o dente da gengiva, comprometendo assim a estrutura óssea ( sintomas da periodontite), que pode causar a queda do dente.

Use uma técnica de escovação adequada
No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45% no linha da gengiva e faça movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.

Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical também com movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.

Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem.

Por último, escove a parte de cima da língua.


A importância do fio ou fita dental
A escovação não é o suficiente para deixar os dentes livre das ações bacterianas. O uso do fio dental fundamental para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança.

Para usar o fio dental adequadamente, corte um pedaço de aproximadamente 45 cm e segure-o com os dedos indicadores e polegares. Curve o fio dental na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, deslizando cuidadosamnete na linha da gengiva. Limpe o dente da esquerda e o da direita de cada espaço.

Importância do Flúor
O uso diário de flúor é muito importante no combate às cáries. O flúor deixa mais forte a superfície do dente ( esmalte), criando uma barreira protetora. Ele protege os dentes dos ataques ácidos da placa bacteriana, que podem provocar doenças dentárias, como a cárie e a gengivite. Existem vários tipos de flúor e é preciso que o dentista lhe informe o mais adequado para o seu caso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema