Ginástica natural

Movimentos de animais e consciência corporal



Ginástica natural é uma combinação de movimentos das passadas dos felinos e das acrobacias dos macacos, que se utilizam apenas do peso do corpo praticante. 

Criada pelo professor de educação física Alvaro Romano, a modalidade tem sua base nos movimentos de solo do jiu jitsu e nas técnicas de respiração do yoga. Apaixonado por esportes, Ronamo explica que a atividade  é um método de condicionamento físico, saúde e qualidade de vida que une uma variada combinação de movimentos constantes.

A atividade pode ser realizada por pessoas de todas as idades e existem três níveis de treinamento: iniciante, intermediário e avançado. Por ser uma atividade física que requer muita força, existem restições que devem ser observadas caso a caso. 

De modo geral, iniciantes fazem atividades de intensidade leve, com ênfase no alongamento e na flexibilidade. Já os mais avançados se concentram em força e velocidade. Pode-se dizer que a ginástica natural é uma das atividades mais antigas já praticadas pelo homem.

Para que os efeitos da ginástica natural apareçam é necessário praticar o mínimo duas vezes por semana. Não dá para medir o gasto calórico médio de cada aula porque ele varia de acordo com a intensidade dos exercícios. 

A atividade também é importante na recuperação de algumas lesões como, por exemplo, as musculares e alimentares. Em se tratando de lesões que a recuperação demanda um fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade, a ginática natural pode ser uma ótima contribuição.

Fortalecer e alongar o corpo fazendo com que o praticante mantenha a postura e tenha maior flexibilidade também é um resultado esperado. 

A grande diferença entre ginástica natural e as outras atividades são as variações de programas e aulas, não existe rotina, trabalhamos o corpo na sua totalidade.


Fonte:
RevistaEmDia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema