bem estar

Combata os radicais livres
Pense em algo que provoca o envelhecimento acelerado e às doenças como o acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose), a inflamação crônica, e alguns tipos de câncer? Claro que todos nós queremos distância dessa substância, não é verdade?




Os vilões são os radicais livres. Eles são substâncias produzidas pelo metabolismo celular que podem causar diversos danos ao corpo. Os radicais livres são moléculas liberadas durante o metabolismo do corpo, são altamente instáveis, reativos, podendo causar dano e morte celular.

 Quem são os radicais livres? Como entramos em contato com eles?
Por meio de situações como:

1. fumar;

2. excessos de exposição ao sol;

3. ingestão de frituras;

4. poluição;

5. radiação;

6. diversos outros fatores também estão associados a um aumento da produção de radicais livres e uma redução na concentração de antioxidantes.

Então, como reduzir os males provocados ao organismo por essas moléculas e trazer grandes benefícios à saúde?
Uma dieta com agentes antioxidantes. Que possuem a capacidade de restringir os danos causados pelos radicais livres às células. Entre os principais antioxidantes, temos a vitamina E, vitamina C, Selênio, Glutationa, Clorofilina, entre muitos outros.

Uma dieta equilibrada, composta de alimentos ricos em agentes antioxidantes, contribui para o organismo combater o excesso de radicais livres.
É recomendado fazer refeições composta de muitas frutas, verduras, fibras e hortaliças para combater os danos provocados pelo excesso de radicais livres e beneficiar a saúde.

Na verdade, vale a pena fazer todos os esforços preventivos contra os radicais livres. O chato é deixar para lá e ter que lidar futuramente suas terríveis consequências.



Manassés Queiroz
Fonte: Ricardo Zenun, Médico ortopedista e traumatologista com pós-graduação em medicina do exercício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas