saúde

6 benefícios do sono 

Alguns benefícios do sono podem ser sentidos a longo prazo, mas outros são bastante perceptíveis no dia a dia















1. Quem dorme mais, lembra mais e melhor

Aparentemente, as pessoas que conseguem dedicar um número maior de horas por dia ao sono possuem uma memória mais poderosa e detalhista.
Alguns estudos indicam até mesmo que aprender uma nova habilidade é mais proveitoso quando se pode combinar o estudo ao sono porque, desse modo, o cérebro absorve melhor o que aprendeu, como se praticasse os novos conhecimentos enquanto você dorme.

2. Quem dorme mais, vive mais

Se você já ouviu sua avó ou uma pessoa de mais idade afirmar que cada noite de sono perdida equivale a uma semana a menos de vida, saiba que a essência dessa afirmação está bastante correta.
De acordo com um estudo realizado em 2010, que envolveu mulheres com idades entre 50 e 79 anos, os pesquisadores observaram que houve mais mortes entre aquelas que dormiam menos.

3. Quem dorme mais, tem menos chances de sofrer de diversas doenças

Mais uma vez, as pesquisas falam por si mesmas. Uma delas demonstrou que as proteínas inflamatórias no sangue são mais altas em pessoas que dormem pouco. Essas proteínas estão diretamente relacionadas a problemas como o acidente vascular cerebral, a artrite, o envelhecimento precoce e as doenças cardíacas, por exemplo.

4. Quem dorme mais, é mais criativo

Nem é preciso dizer que uma mente descansada trabalha melhor. Basta observar o que acontece quando você está tentando resolver um problema complicado ao final de um dia cansativo: as coisas parecem não ter solução, mas basta uma bela noite de sono para que tudo fique claro como água e você possa finalmente livrar-se da situação. O mesmo vale para a criatividade – durante o sono, o cérebro se recupera das informações adquiridas durante o dia e consegue encontrar novas hipóteses para diversas coisas.

5. Quem dorme mais, tira notas melhores

Às vezes, por mais que se estude um determinado assunto, parece que a mente simplesmente não consegue assimilá-lo. O que você tem a fazer, nesses casos, é ir dormir, ao invés de desperdiçar muitas horas de sono insistindo na matéria. Uma pesquisa demonstrou que estudantes que agem dessa forma tiram notas melhores.

6. Quem dorme mais, pesa menos

Sim, até no emagrecimento o sono é capaz de ajudar. Isso ocorre porque o setor do cérebro responsável pelo sono é o mesmo que rege o metabolismo. Quando você sente sono – e vai dormir -, o cérebro interpreta isso como se você estivesse com fome e, de repente, comesse. A saciedade de sono é tão importante quanto a de alimentação.

fonte: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar