Comportamento

Colegas de Trabalho, como lidar com eles...





Conviver diariamente com pessoas de gostos diferentes, humor variado e jeito diferente de ver as coisas já é um desafio, e isso se torna ainda mais difícil quando temos que conviver com pessoas que costumam ter atitudes que magoam, constrangem ou desagradam os demais.

Veja a seguir alguns tipos comuns encontrados no ambiente profissional e saiba como evitar que suas atitudes te atinjam.

O colega de trabalho fofoqueiro

É importante tomar muito cuidado com este tipo, pois toda empresa tem um ou vários funcionários que não dispensam uma fofoca para se sentirem o centro das atenções e terem seus 15 minutos de fama.

É essencial observar a atitude dos colegas para perceber quem é o fofoqueiro do grupo. Preste atenção em quem costuma chegar com novidades que deveriam ser sigilosas e tome muito cuidado com essas pessoas.

Se alguém lhe contar uma fofoca, não passe a informação para frente. Evite também comentar sua opinião sobre seus colegas com outros colegas. E não conte informações confidenciais pra alguém esperando que essa pessoa vá manter segredo, saiba que sempre há o risco de ela acabar contando.

O colega de trabalho invejoso

Este tipo de colega é fácil de ser identificado. Se você compra uma agenda azul, ele vai comprar uma agenda azul também. Se um colega pede aumento, ele vai lá e faz o mesmo. E assim por diante. A inveja pode se manifestar de diversas maneiras, então é imprescindível ficar de olhos bem abertos.

Ao notar que existe um invejoso perto de você, procure compartilhar menos sua vida com essa pessoa. Não fale tanto sobre seus gostos, desejos e planos de vida. Senão, antes mesmo que você compre aquele calçado que está na vitrine te esperando, sua colega comprará.

O colega de trabalho que só reclama

Este talvez seja o tipo mais fácil de identificar, pois ele está sempre por perto falando mal de algo ou encontrando defeito onde é possível e até mesmo onde é impossível.

Pessoas assim atraem uma energia muito negativa e poder deixar o ambiente pesado, o que desfavorece a boa convivência entre os profissionais de uma mesma empresa. Para evitar que este tipo de pessoa te atinja, tente não dar ouvidos ao que ele ou ela diz. Não encoraje as reclamações, tente mostrar o lado positivo nas questões que este colega levanta.

Em geral, deve-se procurar valorizar e conviver mais com os colegas que tem atitudes plausíveis e que conseguem estar em harmonia com os demais. Porém, não se deve excluir os colegas problemáticos.
Dependendo do caso, pode ser que conversar com o psicólogo responsável pelos funcionários seja uma boa maneira de contornar o problema e reintegrar esse colega no convívio com os demais.



fonte:
http://www.dicasdemulher.com.br



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