casa


Como evitar manchas de desodorante nas roupas



Alguns hábitos, além do desodorante, podem ajudar a diminuir o problema


As roupas, principalmente brancas, tendem a ficar manchadas com o tempo e o uso. Normalmente essas manchas são atribuídas ao desodorante mas, na verdade, há uma série de hábitos que devem ser observados para preveni-las.

A causa

A grande dificuldade dos fabricantes de desodorante em minimizar os efeitos de seus produtos sobre os tecidos é o fato de que os componentes responsáveis pela diminuição da transpiração são justamente os mesmos que causam as manchas amareladas nas roupas brancas e manchas esbranquiçadas nas demais peças. Esses componentes são os sais de alumínio ou alumino-zircônio, além de íons de ferro. Retirando-os da fórmula dos desodorantes, estes deixariam de ser eficazes.
Estes sais acabam penetrando na fibra do tecido, uma vez que são extremamente finos. Seu acúmulo nessas fibras é o que provoca as manchas.


Outro agente causador das manchas nas axilas é o próprio suor humano. Apesar de ser transparente, a substância é bastante propícia ao aparecimento de bactérias e micróbios. Esses microorganismos se acumulam no local, reagindo também com a gordura corporal e eventualmente ocasionando as manchas amarelas.

Alguns tecidos são mais propensos ao aparecimento de áreas manchadas. Em geral são os tecidos compostos de fibras naturais, como a seda, o cotton e a lycra, por exemplo.
Além dos fatores já citados, há diversos outros que podem contribuir para o problema. Fatores emocionais, como o estresse, por exemplo, podem levar à formação de manchas devido a uma alteração nas características do suor. Os hormônios também podem ser responsáveis, quando têm seus níveis alterados por algum motivo.

A solução

A principal maneira de evitar a formação de manchas amareladas nas roupas é lavá-las logo após sua utilização. Essa técnica impede que o suor, misturado ao desodorante, fixe no tecido, o que facilita sua remoção.
Se o problema for em roupas brancas, antes de efetuar a lavagem aplique suco de limão sobre as partes afetadas. É fundamental que a peça esteja seca. Deixe agir por alguns minutos, lavando-as normalmente em seguida. Para deixar as roupas ainda mais brancas, misture água, sabão em pó e uma tampinha de álcool e deixe de molho por cerca de três horas. Em seguida, lave normalmente.
Se as manchas forem em roupas coloridas, o suco de limão também pode ser uma boa ideia – e sua ação pode ser potencializada misturando a ele um pouco de bicarbonato de sódio. Lave a peça normalmente em seguida.

Atenção: só passe as peças a ferro quando tiver certeza de que as manchas foram removidas. Isso porque o ferro quente ajuda a fixar as manchas na fibra do tecido.


fonte:
dicasdemulher.com.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar