Dia da Consciência Negra






 Data importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional brasileira.
 Projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
 Os negros africanos, durante nossa história, colaboraram nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
Neste dia podemos relembrar e salientar a importância de um povo que participou ativamente para a formação do nosso país.
Valorizar a cultura afro-brasileira é motivar a auto-estima da maioria do povo brasileiro.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888.
 Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca.
Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais.
Com a valorização de um líder negro Zumbi em nossa história, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.
 Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Nunca é tarde para corrigirmos erros, e desfazer injustiças...
O povo Negro brasileiro merece, respeito, credibilidade e solidadiedade...
Não estamos pedindo nada, mas reafirmando um espaço que é nosso e nos foi tirado a força...
 Sou negra, mulher e brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema