aproveitando o feriado...

Neste  último feriadão do ano, estou indo pra meu refúgio em Porangaba/sp
descansar a mente e o espirito...





A Cidade
Cidade de origem “tropeira”, Porangaba nascia em meados do século 18, as margens do caminho tropeiro que ligava Botucatu à Sorocaba, onde se realizava a importante Feira de Muares. 
Nascida como “Sertão de Santo Antonio do Rio Feio”, Porangaba era ponto obrigatório dos tropeiros, onde buscavam além de repouso da longa jornada, também buscavam a reposição de seus mantimentos para que pudessem continuar a caminhada.
E nesse constante vai e vem das tropas, criaram-se vendas, ranchos, estalagens e não demorou para que fosse erguida uma pequena e simples capela, revestida de folhas e linhagem, a qual tinha uma pequena imagem de Santo Antonio. O pequeno vilarejo passou a atrair os moradores das imediações, até então dispersos pelo vale do rio Feio, que para ali se dirigiam em busca de mantimentos e fé.
Com o passar dos anos, o pequeno vilarejo foi crescendo, elevado em 1885 à “Freguesia de Santo Antônio do Rio Feio”, depois à Distrito da “Bella Vista de Tatuhy” em 1891 e por fim em 1919, passou a se chamar Porangaba, que de origem tupi-guarani quer dizer, lugar de bela vista.
A luta pelo progresso e desenvolvimento continuou, e 8 anos depois conquistou-se a emancipação político-administrativa, através da Lei Estadual nº 2244, de 26/12/1927, criando assim o Município de Porangaba.
O que era sonho tornava-se realidade, quando no dia 04 de Junho de 1928, era realizada a instalação do município, elevando Porangaba à cidade.
Com o passar dos anos, junto aos sonhos dos porangabenses de nascimento, também se uniram os sonhos dos muitos imigrantes, italianos, portugueses, espanhóis e árabes, que adotaram Porangaba como sua terra, e que mais tarde contribuíram para o desenvolvimento da cidade e para que Porangaba conquistasse com grande maestria e verdadeira harmonia musical, o Título de “Cidade Sinfonia”.
Assim é Porangaba, uma cidade de pouco mais de 8 mil habitantes, de povo acolhedor e cheio de histórias, repleta de belas vistas, festas típicas e muita natureza. Cidade festiva que faz do Carnaval um verdadeiro ponto de encontro, atraindo foliões de todos os cantos do país e também do exterior, que durante as quatro noites de festas do PorangaSamba, chega a atrair mais de 40 mil pessoas. 
Em sua próxima visita ao interior do Estado de São Paulo, não deixe de conhecer Porangaba.

volto em breve....

fonte: http://www.porangaba.sp.gov.br/cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar