Fogueiras

parte final

Fogo de Caçador

 

Um dos melhores para cozinhar, é o preferido dos exploradores. Escolha dois troncos verdes de cerca de 50cm de comprimento e 15cm de diâmetro cada. Coloque-os lado a lado, com a abertura mais larga virada para o lado do vento e a mais estreita será usada para apoiar as panelas. Mantenha o fogo baixo. Acrescente lenha só quando for necessário. O uso de carvão também é apropriado. Os troncos verdes podem ser substituídos por pedras grandes ou tijolos adequadamente empilhados.
fogo_cacador_2.jpg
-
Fogo_de_Cacador.gif

Fogo Estrela

Nada melhor que fazer uma roda de amigos ao redor deste fogo. Ele é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não é necessário cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos secos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira. À medida que as pontas vão se queimando, é só empurrar os pauzinhos mais para o centro.
fogo_estrela.gif
-
fogo_estrela.jpg

Fogo Refletor

Para as noites frias, prepare este excelente aquecedor natural: construa uma pequena muralha com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção. Prepare a fogueira protegida na muralha. Cuide para que o vento sopre em direção à paliçada e não à barraca. Uma rocha ou barranco também podem funcionar como refletor. Neste caso, verifique se o local é bom para se armar uma barraca.
fogo_refletor.gif

fogo_refletor_2.gif
_
Fogo_Refletor.gif
-
fogo_refletor_3.jpg

Fogo de Trincheira

Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não é incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes. Construa uma valeta mais rasa e larga de um lado, e mais funda e estreita do outro, para que o vento sopre do lado mais largo para o mais estreito. Se o chão for duro, corte as bordas bem retas de modo que apóiem as panelas ou cruze sobre a cova alguns galhos verdes que possam apoiá-las. O único inconveniente deste fogo é ficar ao nível do chão, o que deixa seu uso um pouco desconfortável
fogo_trincheira.gif
_
fogo_trincheira_2.gif
_
Fogo_de_Trincheira.gif
-
fogo_trincheira.jpg

Fogo em cone

Características: dá bastante calor e as chamas sobem como um fio dando muita iluminação. Como os troncos são consumidos rapidamente, necessita de maior manutenção.
A base é um quadrado com 1 a 1,2m de lado, dispondo-se dentro dele numerosos troncos colocados em cone.
fogo_cone.jpg

Outros:

Cama_Rapida.gif
_
Cercadura_de_Pedra.gif
Fogo do conselho:
Fogo_do_Conselho.gif
-
fogo_conselho_2.jpg

Fogo colorido

Fogos coloridos são bonitos, fáceis de fazer e servem para uso ocasional. Há vários pós e grânulos químicos, os quais produzem fogo multicoloridos quando colocados sobre a tora principal do fogo ou salpicados no fogo quando está queimando.
Cores produzidas por compostos:
  • Vermelho - Cloreto de estrôncio
  • Alaranjado - Cloreto de cálcio
  • Amarelado - Cloreto de sódio
  • Azul - Óxido de cobre
  • Verde - Cloreto de cobre ou cloreto de bórax ou ácido bórico
  • Verde mar ou púrpura - Sulfato de cobre ou cloreto de cobre
  • Roxo - Cloreto de potássio
  • Carmesim - Cloreto de lítio Misturado - Sal (peter)
Não esqueça a regras de segurança já mencionadas na primeira parte, leia mais , pesquise,
pois conhecimento nunca é de mais...
Até o próximo post ....
fonte: http://acampamento.wikidot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema