Educação Especial

Segredos da aprendizagem da leitura




Seu aluno enfrenta problemas para aprender a ler? Ele conhece as letras do alfabeto?
 Sabe qual é o P, qual é o A, qual é o T e qual é o O, mas, quando você tenta levá-lo a juntar as letras para formar sílabas ou ao juntar sílabas para formar palavras, ele fica confuso e responde qualquer coisa que lhe vem à mente, menos PA - TO?

Ele não é a única criança que sofre dessa dificuldade.
Sabemos que existem muitos fatores que podem levar um aluno a não conseguir juntar as letras ou sílabas, mas vamos nos demorar um pouco na importância das aquisições perceptivas, linguísticas e cognitivas necessárias para que ele chegue ao ponto da leitura bem-sucedida.

Aquisições visuaisVítor da Fonseca, em seu livro Introdução às dificuldades de aprendizagem (Porto Alegre: Artmed, p. 174), afirma que “dentro dos fatores psiconeurológicos mais negligenciados no estudo das DA (Dificuldades de Aprendizagem), emergem as disfunções no processamento da informação auditiva e visual e na integração auditivovisual e visuoauditiva.” (grifo nosso)

No mesmo livro, na página 181, Fonseca aponta para a posição de Marianne Frostig, que afirma que, para a criança chegar ao nível da leitura, sua visão precisará ter estruturado uma hierarquia sensorial iniciada na primeira infância.

Aquisições auditivas Em 1979, Fonseca desenvolveu o diagnóstico das aquisições perceptivoauditivas (Dapa), que serve para identificar essas aquisições e detectar possíveis problemas na percepção auditiva.

“As perturbações na percepção auditiva são frequentes nas crianças em idade escolar, independentemente da sua normal audição, das suas avaliações audiométricas normais e da sua conversação normal.
Não basta uma audição normal em termos de aprendizagem e de evolução escolar adequada, convém atender ao processo de informação sensorial em todos os seus aspectos receptivos, integrativos e expressivos.” Idem, p. 188, 189.

saber mais:
http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-especial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema